Os caixas para bate-papo, iniciativa de uma rede local, tem como objetivo combater a solidão no país
Na contramão dos grupos de supermercados no Brasil, que já operam caixas no sistema autoatendimento, eliminado o operador humano, a rede Jumbo da Holanda está abrindo o “caixa lento” para idosos que desejam bater papo. Em vez de registrar e pagar as compras rapidamente como ocorre no mundo inteiro, os clientes idosos podem conversar lentamente com os atendentes humanos sobre o que eles quiserem, antes de sair com as sacolas.
O primeiro “check-out de bate-papo”, como foi apelidado, foi aberto em Vlijmen, em Brabante, no Sul da Holanda. O sucesso da iniciativa foi tão grande que levou o grupo a planejar a operação de mais 200 caixas desse tipo até o ano que vem, principalmente em áreas onde a solidão é um problema. “Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem se sentir solitárias. Como a nossa rede de supermercados é uma empresa familiar, temos um papel social importante. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo para combater a solidão”, disse a chefe de atendimento ao cliente do Jumbo Cloosterman-Van Eerd.
O caixa de bate-papo do supermercado deu tão certo que já faz parte de um programa do Ministério da Saúde para combater a solidão. Atualmente, a Holanda tem cerca de 1,3 milhão de pessoas com mais de 75 anos e mais da metade disseram que se sentem solitárias com frequência. Essa iniciativa pretende captar os sinais de solidão dos idosos precocemente e convidar empresas, entidades e órgãos governamentais a trabalharem em conjunto para encontrar soluções criativas.
“Estamos orgulhosos da nossa equipe. Eles realmente querem ajudar os idosos e fazer contato com eles. É um gesto pequeno, mas valioso, sobretudo num mundo cada vez mais digital e mais rápido.” finalizou Cloosterman.