COMPORTAMENTO

Ser solteiro não é um problema…pode ser a solução!

Número de "solteiros de coração" ultrapassa o de casados na Europa, Estados Unidos e Canadá

Por: Júlia Castello
Da redação | 29 de dezembro de 2022 - 15:57

Seja por meio de filmes, livros, novelas, séries, a ficção cria um padrão de relacionamento romântico. Mais do que isso, é comum entre pessoas solteiras sofrerem pressão de familiares e amigos para manterem um relacionamento. Com o intuito de desmitificar a importância dos relacionamentos românticos, a Ph.D em Psicologia em Harvard, Bella DePaulo criou a expressão: “solteiro de coração”.

De acordo com ela, existem pessoas que se sentem felizes em ser solteiras, não tendo a necessidade de manter um parceiro ou parceira. O número de pessoas solteiras já ultrapassa a de casadas na América do Norte e na Europa, de acordo com dados da organização, Euromonitor International. A previsão é que até 2040, esse número cresça mais de 20% em todo o mundo.

A estimativa é que o número de solteiros no mundo cresça 20% até 2040. (Foto: Pexels)

Para DePaulo, que é autora do livro “Singled Out: How Singles are Stereotyped, Stigmatized, and Ignored, and Still Live Happily Ever After”, os indivíduos considerados “solteiros de coração” se identificam e prezam pelas características da “vida de solteiro”, como a independência, autonomia e a liberdade. Dessa forma, um dos maiores benefícios para estas pessoas é o desenvolvimento da autoconfiança.

A identificação de que não é necessário estar em um relacionamento romântico para ser feliz, faz com que estes indivíduos normalmente não aceitem estar em relações tóxicas. O objetivo de atingir metas pessoais e profissionais podem também ser mais fáceis, já que os “solteiros de coração” se concentram em si mesmos, descobrindo mais sobre suas qualidades e dificuldades.

“Solteiros de coração” se desenvolvem de forma mais independente na vida pessoal e profissional. (Foto: Pexels)

Características

Com o intuito de ajudar as pessoas a saberem se são “solteiras de coração”, DePaulo definiu sete características que estas pessoas possuem, que foram listadas pela revista científica, Psychology Today. Confira a lista abaixo!

1-Você gosta de passar o tempo sozinho e não sente a necessidade de estar constantemente cercado por outras pessoas.

2-Você valoriza a independência e autonomia em sua vida pessoal e profissional.

3-Você tem um forte senso de identidade e se sente confortável em ficar sozinho.

4-Você prioriza seus próprios interesses e hobbies sobre os de um potencial parceiro romântico.

5-Você está satisfeito com seu status atual de relacionamento e não se sente pressionado a mudá-lo.

6-Você tem dificuldade em se comprometer com um relacionamento ou casamento de longo prazo .

7-Você prefere se concentrar em seu próprio crescimento e desenvolvimento pessoal do que em um relacionamento.

No Brasil, o levantamento mais recente do IBGE estima que 16% dos lares do país são ocupados por pessoas que vivem sozinhas. No total, são 81 milhões de brasileiros solteiros e 63 milhões de casados. Além disso, a idade com que o brasileiro em média tem se casado subiu, fazendo com que passe mais tempo de sua vida sem estar em um relacionamento romântico.

Leia mais em:

+ DESTAQUES