SAÚDE
Freepik

Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer

Método proporciona altas taxas de remissão em pacientes com mieloma múltiplo

Por: Carlos Taquari
Da redação | 30 de maio de 2023 - 20:55
Freepik

Pesquisadores do Hadassah-University Medical Center, de Jerusalém, anunciaram um novo tratamento destinado a pacientes com mieloma múltiplo, que garante 90% de casos de remissão da doença. Esse tipo de câncer é a segunda doença hematológica mais comum e está associada a 1 em cada 10 casos de câncer no sangue. Esse tipo de tumor sanguíneo foi considerado incurável durante muito tempo. O tratamento inovador foi desenvolvido durante as experiências realizadas no hospital relacionadas com o transplante de medula óssea e também com a imunoterapia.

“Agora, diante dos resultados obtidos, os pacientes poderão viver por muitos anos e com excelente qualidade de vida”, disse a Profa. Polina Stepansky, chefe do Departamento de Imunoterapia do Hadassah-University Medical Center.

O tratamento se baseia na engenharia genética, que tem se mostrado como uma arma eficiente em casos de tumores que reduzem de forma drástica a expectativa de vida dos pacientes. Os pesquisadores utilizaram a tecnologia conhecida como CAR-T, (Chimeric Antigen Receptor T-Cell Therapy”. Esse método reforça o sistema imunológico o paciente, levando à destruição das células cancerígenas. Mais de 90% dos 74 pacientes tratados no Hadassah tiveram uma remissão total dos tumores.

“Temos uma lista de mais de 200 pacientes, de Israel e de outros países já aguardando o tratamento”, informou a doutora Stepanksy. “Mas, devido à complexidade da produção e do tratamento, só podemos admitir um paciente a cada semana, uma vez que ainda estamos em etapa experimental”, acrescentou.

De acordo com o professor Yechezkel Barenholz, um dos mais conceituados pesquisadores na área de oncologia e pesquisador da Hebrew University-Hadassah Medical School, a tecnologia CAR-T é uma conquista importante na luta contra os tumores, tanto em relação ao diagnóstico como ao tratamento.

Em Israel, o método foi desenvolvido graças a uma colaboração entre os pesquisadores do Hadassah com a equipe do Prof. Cyrille Cohen, chefe do laboratório de Imunologia e Imunoterapia da Bar-Ilan University, em Ramat Gan.

Leia também:
Algas marinhas podem ajudar no tratamento de doenças
Em encontro com o Papa, Scorsese anuncia novo filme sobre Jesus

+ DESTAQUES