COMPORTAMENTO
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#Quittok: Geração Z registra demissão pelo TikTok

Em mensagens gravadas ou vídeos, jovens procuram mostrar a despedida do emprego

Por: Júlia Castello
Da redação | 27 de março de 2023 - 21:55
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Seja em grandes ou pequenas empresas, nos mais diversos setores, os vídeos têm em comum o registro do momento em que jovens entregam a carta de demissão aos seus chefes. Depois que funcionários de uma loja McDonald’s, no Reino Unido, divulgaram um vídeo, em Julho de 2021, mostrando o momento em que resolveram se demitir, a onda se espalhou por vários países. Agora, o TikTok foi inundado por milhares de mensagens ou vídeos semelhantes, num movimento intitulado: #quittok, palavra que reúne o nome da rede social com a conjugação do verbo: I quit (eu saio).

Às vezes tenso, outras com um toque de humor ou emoção, as mensagens ou vídeos procuram traduzir um momento importante na vida dos jovens, especialmente da chamada Geração Z, os nascidos entre 1997 e 2010.

A terapeuta norte-americana, Tess Brigham, explica que os jovens trabalhadores de hoje cresceram com as redes sociais e estão acostumados a compartilhar tudo de forma online. A questão com o trabalho não seria diferente, inclusive envolvendo suas próprias demissões.

Demissão

Pelo TikTok jovens procuram mostrar a despedida do emprego. (Crédito: Pexels)

“É como essa geração tem experiências, é como eles aprenderam a estar no mundo”, diz ela. “Se você cresceu acostumado a registrar e compartilhar coisas, por que não compartilharia esses momentos maiores e mais significativos no tempo?”, explica a terapeuta que é autora do livro “True You: A Step-By-Step Guide to Conquering Your Quarter-Life Crisis”.

Apesar disso, Brigham  e outros especialistas tem defendido que há uma mudança de comportamento que deve ser analisada nesta tendência chamada de #quittok. Diferente da realidade de seus pais, a Geração Z possui em sua grande maioria empregos mal remunerados, o que gera maior insegurança financeira, além de muitos estarem presos a dívidas estudantis.

A covid-19 também teve um impacto muito grande, já que permitiu as primeiras experiências no mercado de trabalho de forma virtual, sem o contato fundamental com colegas e o novo espaço.

Todos estes fatores combinados, diz Brigham, significam que “os trabalhadores mais jovens, particularmente a Geração Z, estão priorizando a saúde mental, a felicidade e os ambientes de trabalho positivos”. Como isso, eles veem o conteúdo que mostra as pessoas abandonando “locais de trabalho tóxicos” ou “abusivos” ou enfrentando chefes injustos como profundamente “aspiracional”.

Impacto

Para Brigham, as implicações a longo prazo de filmar ao vivo e postar vídeos destes momentos não são claras. Ainda não há como prever como essas postagens podem afetar futuras oportunidades de carreira. Por outro lado, a nova tendência tem incentivado a transparência no mundo corporativo, segundo os especialistas.

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