Francisco inicia às celebrações da Semana Santa, com a missa no Vaticano
O papa Francisco rezou ontem a missa do Domingo de Ramos, que dá início às celebrações da Semana Santa. No sábado, o papa recebeu alta do Hospital Gemelli, em Roma, após passar por um tratamento contra bronquite. A equipe médica informou que o estado de saúde do pontífice evoluiu muito bem.
O comunicado foi feito pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. Bruni confirmou o desejo do Papa Francisco de participar do início da Semana Santa e das cerimônias que culminam na Páscoa, em 9 de abril.
Os compromissos da Semana Santa incluem uma procissão noturna da Via Sacra, marcada por orações na Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma e a Missa de Páscoa, que é seguida por um longo discurso papal feito da varanda central da Basílica de São Pedro.
Os médicos do Hospital Gemelli, disseram que o pontífice recebeu antibióticos por via intravenosa para tratar a bronquite. “Ontem correu bem, com uma recuperação clínica normal”, disse Bruni. “O Papa Francisco jantou, comendo uma pizza, junto com todos os que o assistem nestes dias de internação”, disse o porta-voz, incluindo médicos, enfermeiras, assistentes e seguranças do Vaticano.
De acordo com o comunicado do Vaticano, o Papa leu jornais normalmente e retomou o seu trabalho, antes mesmo de deixar o hospital. O anúncio da alta médica foi feito depois que os últimos exames clínicos do Papa Francisco apresentaram bons resultados.
O Papa Francisco tem 86 anos e foi internado na quarta-feira depois de passar mal por causa de problemas respiratórios. Ele ocupa um quarto no décimo andar do hospital equipado com um aparelho de gasometria arterial, que permite o monitoramento preciso das informações bioquímicas para administração de medicamentos na corrente sanguínea. A agenda oficial do Papa no Vaticano foi cancelada.