Meloni inicia negociações e já anuncia os primeiros nomes do novo gabinete
A líder do partido Irmãos da Itália, Giorgia Meloni, foi recebida hoje pelo presidente da República, Sergio Matarella, que a autorizou a formar um novo governo, que será o primeiro de ultradireita, desde o final da Segunda Guerra. Neste sábado, ela vai prestar juramento como primeira-ministra, perante o Parlamento e, então, se tornará a primeira mulher a chefiar um governo na Itália.
Alguns nomes do novo gabinete já foram anunciados: Giancarlo Giorgetti será o Ministro das Finanças. Ex-ministro do Desenvolvimento Econômico no governo anterior de Mario Draghi, Giorgetti é um forte aliado de Matteo Salvini, da Liga, integrante da coalizão que está assumindo o poder. Salvini, por sua vez, assume como vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura. Meloni também escolheu Antonio Tajani, do partido Força Itália, de Silvio Berlusconi, para a pasta das Relações Exteriores.
À frente da terceira maior economia da zona do euro, Melo assume em meio à uma forte crise econômica. A Itália tem uma dívida gigantesca, com a economia estagnada e depende da ajuda de bilhões de dólares em empréstimos a serem concedidos pela União Europeia. Mas essa ajuda depende de compromissos exigidos pela UE nos campos político e econômico.
Principais integrantes da coalizão de ultradireita, Salvini e Berlusconi, pressionam por maior independência em relação à União Europeia. Mas a nova primeira-ministra sabe que, se não atender às demandas da direção da UE, não terá a ajuda financeira que precisa.