INTERNACIONAL

Bannon condenado à prisão e Trump terá que depor

Fiel aliado de Trump condenado a 4 meses de prisão

Por: Carlos Taquari
Da redação | 21 de outubro de 2022 - 14:42

Um dos aliados mais próximos do ex-presidente Donald Trump, Steve Bannon, foi condenado a 4 meses de prisão e multa de US$6,5 mil dólares. Bannon foi considerado culpado de dois crimes: ignorar uma convocação de um comitê do Congresso e se recusar a apresentar documentos. Bannon é suspeito de ter incentivado a invasão do prédio do Congresso pelos manifestantes que protestavam contra o resultado das eleições que deram a vitória ao presidente Joe Biden.

O juiz Carl Nichols, de um tribunal de Washington, ao pronunciar a sentença, declarou que a lei é clara ao determinar a punição de pessoas que se recusam a obedecer as ordens de um comitê do Congresso. Os promotores haviam recomendado a pena de 6 meses de prisão, mas agora os advogados de Bannon vão recorrer da sentença.

Ao mesmo tempo, o comitê do Congresso dos Estados Unidos que investiga responsabilidades pela invasão do Capitólio, em 6 de Janeiro de 2021, decidiu convocar o ex-presidente Donald Trump para depor no dia 14 de Novembro. Antes disso, no dia 4, Trump terá que entregar documentos requisitados pelo comitê.

+ DESTAQUES