TECNOLOGIA
Foto de Stefano Marinelli, na Unsplash

Maior usina de etanol do mundo para combustível de aviação será construída nos EUA

A usina vai produzir SAF - combustível de aviação sustentável - suficiente para abastecer milhares de voos por ano

Por: Carlos Taquari
Da redação | 15 de maio de 2023 - 20:55
Foto de Stefano Marinelli, na Unsplash

Bloomberg 

Com investimentos de US$1 bilhão, as empresas Honeywell e a Summit Agricultural estão se associando para construir a maior usina do mundo para produção de combustível de aviação utilizando etanol. O projeto deverá ser inaugurado em 2025.

A usina vai produzir combustível de aviação suficiente para abastecer milhares de voos por ano, de acordo com a Summit Agricultural, dirigida pelo empresário Bruce Rastetter.
A instalação ficará localizada na Costa do Golfo dos EUA e utilizará a tecnologia da Honeywell para transformar etanol em combustível de aviação sustentável, conhecido como SAF, anunciaram as empresas em comunicado divulgado nesta segunda-feira.

O mercado global de aviação demanda mais de 100 bilhões de galões de combustível,  anualmente, e estima-se que esse número dobrará nos próximos 20 anos. Um galão, nos EUA, equivale a 3,78 litros.

As companhias aéreas em todo o mundo estão sob pressão crescente para diminuir suas emissões de carbono. O governo do presidente Joe Biden espera que, até 2050, o combustível de aviação sustentável possa atender a100% da demanda, nos Estados Unidos. A produção anual nos EUA foi de 15 milhões de galões, em 2022.

Maior usina de etanol do mundo para combustível de aviação será construída nos EUA

Sede da Honeywell, em Phoenix, Arizona.  (Foto de Caitlin O’Hara/Bloomberg)

A Summit informou que está em negociações para fornecer combustível sustentável para as principais companhias aéreas de passageiros e de carga, dentro de dois anos. Com sede em Alden, Iowa, a Summit fundou a FS Bioenergia, a maior plataforma de etanol à base de milho no Brasil. A empresa também controla a Amber Wave, uma fábrica de ingredientes alimentícios e biocombustíveis no Kansas, além da Summit Carbon Solutions, uma rede de gasodutos de CO2 que conectará mais de 30 usinas de etanol no Meio Oeste dos EUA.

A usina SAF estará em uma posição única devido à sua localização no Golfo dos EUA para utilizar uma variedade de matérias-primas de etanol de diferentes locais, principalmente de milho. Os biocombustíveis alternativos feitos de soja ou gorduras contam com suprimentos de matéria-prima mais restritos.

“Podemos produzir um combustível de carbono negativo líquido nos EUA e a única matéria-prima que tem potencial de crescimento suficiente para fazer a diferença no SAF é o etanol”, disse Rastetter, da Summit.

“As companhias aéreas precisarão expandir o uso de combustível sustentável feito a partir de matérias primas como o milho, porque não há gordura ou óleo suficiente para cumprir as metas de descarbonização”, disse Barry Glickman, vice-presidente e gerente geral da Honeywell Sustainable Soluções de Tecnologia.

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