SAÚDE

Liberou geral no Twitter sobre Covid. É mais uma do Elon Musk

Rede deixou de filtrar notícias sobre a pandemia e abre espaço para fake news

Da redação | 29 de novembro de 2022 - 21:55

Bloomberg

O Twitter suspendeu a política de controle rígido sobre notícias relacionadas com a epidemia de Covid-19, decisão que abre caminho para a divulgação de informações enganosas (fake news).  Isso faz parte da missão de Elon Musk, que adquiriu a empresa recentemente, de refazer a rede social como um espaço que ele define como “sem grandes controles”.

Liberou geral no Twitter sobre Covid. É mais uma do Elon Musk

Arte: Natanaelginting/Freepik

Ao descartar a norma relacionada com a Covid,  a empresa deixou claro que não aplicará mais rótulos a postagens que contenham falsidades sobre a doença ou atualizam com correções. Aparentemente, os tweets imprecisos ou absurdos não serão removidos e nenhuma conta será retirada do ar por esse motivo.

A reportagem da Bloomberg descobriu que mais de 11 mil contas foram suspensas e mais de 97 mil conteúdos falsos foram retirados da rede desde o momento em que o Twitter introduziu a política Covid em janeiro de 2020 até o encerramento, na  semana passada.

Apesar desses números, o Twitter recebeu e continua recebendo críticas frequentes por sua falta de ação contra a desinformação. A situação piorou muito durante o mandato do ex-presidente Donald Trump que escreveu muitos tweets polêmicos e contra a pandemia. Trump, que estava com a sua conta suspensa por violar as normas da rede, teve o seu perfil reestabelecido pelo Musk, apesar dele não ter postado nada nela ainda.

Leia também:
■ Cristiano Ronaldo recebe oferta bilionária
■ Confira o álbum de fotos de Brasil 1 x 0 Suíça

+ DESTAQUES