A empresa procura atender ao pedido do governo norte-americano para maior segurança nas redes
O Google anunciou o lançamento de um novo recurso na busca de imagens para reduzir a disseminação de desinformação, especialmente agora que as ferramentas de inteligência artificial estão criando imagens falsificadas. Isso ocorre dias depois do encontro entre o CEO do Google, Sundar Pichai, e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, para discutir medidas de segurança para a IA.
O recurso se chama “Sobre esta imagem” e será acionado quando uma foto ou vídeo for indexado pela primeira vez no Google, ficará explícito o autor daquele material. A intenção é contextualizar o material. Por exemplo, quando um vídeo viralizar na plataforma ficará evidente da onde ele saiu, se foi de um jornal, agência de fotos ou produzido por uma inteligência artificial.
O Google marcará todas as imagens geradas por IA criadas por suas ferramentas como tal e está trabalhando com outras plataformas e serviços para garantir que eles adicionem a mesma marcação aos arquivos que publicam. Midjourney e Shutterstock estão entre os editores que o Google tem a bordo e o objetivo é garantir que todo o conteúdo de IA que aparece nos resultados de pesquisa seja sinalizado como tal.
A procedência das imagens online é um problema crescente na era da IA, e há várias startups trabalhando para produzir ferramentas de verificação e autenticação. O Truepic, apoiado pela Microsoft, por exemplo, garante que uma imagem não tenha sido manipulada da captura à entrega. Os novos recursos do Google, serão lançados ao longo deste ano e são comparativamente de baixa tecnologia, embora possam ter um impacto positivo maior com suporte suficiente da indústria.
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