SAÚDE

Cinco dicas para manter o seu cérebro mais saudável  

Neurocientista viraliza com sugestões de mudanças no estilo de vida, com resultados rápidos

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 29 de agosto de 2022 - 21:57

Em vídeo que viralizou no TikTok, o jovem neurocientista americano Cody Isabel, de apenas 26 anos, estimulou seus seguidores a evitar cinco hábitos de sua rotina que, se deixados de lado, podem garantir uma mudança na saúde mental, física e no estilo de vida. Tudo isso, segundo ele, em menos de 30 dias. Será mesmo? Acompanhe a lista a seguir e veja se você concorda com ele.

Dormir mal – O primeiro item foi o descanso. O fundador e CEO do laboratório de pesquisa Rewrite & Rise, que fica em Kansas City, sugeriu nunca comprometer a quantidade de sono, afirmando que “menos sono é igual a menos vida”. Ele explicou que o sono diminui a inflamação no cérebro causada por “traumas da vida diária”. Diversos estudos e pesquisas já mostraram que a falta de sono pode prejudicar o aprendizado, desempenho cognitivo e retardar o tempo de reação.

cérebro mais saudável  

Evite cinco hábitos de sua rotina para turbinar o seu cérebro. Foto:  Freepik

Não meditar – “A meditação é uma maneira fácil de acalmar sua mente, diminuir a ansiedade e afastar a depressão”, disse ele no vídeo que postou da rede social. O especialista contou que medita 10 minutos por dia e que jamais pularia uma sessão de meditação. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) confirmou o raciocínio de Cody, ao revelar que, quem medita por um longo espaço de tempo, tem um cérebro mais saudável do que quem não faz isso na medida que envelhece.

Beber álcool – A terceira orientação do neurocientista foi não ingerir bebidas alcoólicas. “O álcool inflama seu cérebro diretamente e deprime você”, afirmou o pesquisador. O American Addiction Centers, confirma isso e diz que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ter efeitos negativos no cérebro. O uso de muito álcool e por muito tempo pode levar a problemas de aprendizado, memória e atrapalhar no trabalho.

Ser sedentário – Se você é daqueles que detesta academia procure mudar. A ordem é não ficar parado. Quem pratica algum tipo atividade física só tem benefícios graças a liberação de substâncias químicas como dopamina e endorfinas “Eu nunca ficaria tão ocupado a ponto de não poder malhar”, disse o Cody, complementando que os exercícios liberam uma proteína neural que diminui a névoa cerebral e aumenta a capacidade de aprender, reduz o estresse geral, melhora o humor e deixa as pessoas menos ansiosas e mais felizes.

Ser indeciso – Eles pensam, pensam, pensam, comparam situações, objetos, pessoas e relações. Precisam de mais tempo do que outros para chegar a alguma conclusão do que realmente preferem fazer ou comprar. Na fila de um fast-food é um terror, ficam horas para tomar uma decisão do que vão pedir para comer. Se você curte horóscopo, são as pessoas de gêmeos, libra e peixes. Estou falando dos indecisos.

Leia também:
Respire e conte até de dez

“Nossos cérebros são feitos para decidir as coisas, agir sobre as coisas e aprender com o fracasso”, disse Cody no final de seu vídeo. O neurocientista considerou o trio “agir, avaliar e ajustar” como o caminho do aprendizado. De acordo com a plataforma de meditação Headspace, a preocupação é a raiz da incapacidade de tomar decisões.

Quando alguém está preocupado com as escolhas que precisa fazer ou com os resultados dessas escolhas, geralmente responde com uma fuga. Segundo Cody, tomar decisões com firmeza pode ajudá-lo a se concentrar melhor a longo prazo e gerar menos confusão mental.

+ DESTAQUES