SAÚDE

Respire e conte até de dez

Fazer a respiração correta pode ajudar no controle e prevenção da ansiedade e estresse

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 26 de agosto de 2022 - 21:55

Quase todo mundo já ouviu alguém dizer: “Respire e conte até dez segundos”. O que essa dica busca não é apenas que a pessoa não surte em determinado momento. É muito mais do que isso. O exercício de parar por alguns segundos e respirar profundamente permite que o corpo relaxe e produza hormônios do bem-estar. A respiração consciente é uma das técnicas ensinadas pela prática do Yoga, filosofia criada na Índia, há mais de 5000 anos. E que, se praticada de forma correta, pode ser usada para prevenção, manutenção e tratamento de desequilíbrios da saúde.

Pesquisa feita pela professora da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, Chris Streeter, avaliou 30 indivíduos em tratamento de transtorno depressivo, 9 desses com pensamentos suicidas. Os grupos tiveram que fazer entre três e quatro aulas de Yoga, semanalmente, durante 12 semanas. Ao final do estudo, concluiu-se que os participantes tiveram uma redução efetiva dos sintomas. E 8 dos 9 que tinham o transtorno mais grave conseguiram se livrar da ideia de querer tirar a própria vida.

De acordo com Diego Cerqueira, professor de Yoga e fundador do Centro de Estudos e Práticas em Yoga (CEPY), fazer uma respiração mais profunda e consciente ajuda, de forma indireta, nos sistemas biológicos do corpo. O organismo ativa o sistema nervoso autônomo parassimpático, fazendo com que diminua a frequência cardíaca, reduza tensões musculares, equilibre o sistema neuroendócrino e até o digestivo.

Veja mais: Jardinagem beneficia saúde mental

Fazer uma pausa em contato com a natureza pode ajudar a relaxar. (Foto: Pexels)

Procure um profissional 

Diego ressalta, entretanto, que o ideal é que as pessoas busquem a prática antes de serem acometidas por algum distúrbio psicofísico. Por conta do cotidiano estressante, torna-se cada vez mais necessário buscar práticas que gerem o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Para o dia a dia, ele indica fazer pausas, de 5-10 minutos, para poder esticar o corpo de forma tranquila e fazer respirações mais conscientes. Se estiver em algum lugar que tenha natureza, também é uma boa alternativa para “desacelerar”. Dessa forma será possível viver de forma mais harmoniosa e sem tanto estresse e ansiedade com as atividades diárias.

Para aqueles que desejam praticar o Yoga, o professor também aconselha que a pessoa procure um profissional capacitado. Ou seja, não tentar fazer por conta própria, sozinho, pois a postura errada pode causar danos, ao invés de benefícios.

 

+ DESTAQUES