INTERNACIONAL

Charles tem seu primeiro compromisso oficial

O rei recebeu a primeira-ministra Liz Truss no Palácio de Buckingham

Da redação | 9 de setembro de 2022 - 09:56

Em seu primeiro compromisso oficial, o rei Charles III recebeu a primeira-ministra, Liz Truss, no Palácio de Buckingham. O encontro foi rápido e, na conversa, Truss apresentou suas condolências pela morte da rainha. E Charles respondeu que o falecimento de sua mãe era um dia que ele temia que viria a acontecer. E acrescentou que agora é preciso garantir que “tudo siga adiante”.

Antes desse compromisso, Charles fez seu primeiro pronunciamento como rei, quando falou do momento difícil para toda a população do país. Além de um longo elogio ao papel exercido pela rainha, ele mencionou que seu filho, William, primeiro na linha de sucessão, vai assumir o cargo de Príncipe de Gales, ao lado da mulher, Kate, agora princesa de Gales.

O rei também se referiu ao filho Henry e sua esposa, Meghan, e desejou que eles sejam felizes na vida que escolheram, no exterior. Dirigindo-se às pessoas que têm prestado homenagens à rainha, levando flores para depositar junto ao Palácio de Buckingham, ele afirmou; “Em nome de toda minha família, eu só posso expressar meus sinceros agradecimentos por suas condolências e seu apoio. Tudo isso significa muito mais para mim do que posso expressar”.

Após o pronunciamento de Charles III, integrantes do governo e membros da monarquia se digiram para a Catedral de St. Paulo, para uma ofício religioso. Em outros eventos previstos para hoje, uma salva de 96 tiros, um para cada ano de vida da rainha, será uma das homenagens. Os sinos tocarão na Abadia de Westminster, na Catedral de São Paulo e no Castelo de Windsor. O Parlamento se reunirá para prestar condolências.

Nos próximos dias, o caixão de Elizabeth descansará na Escócia e depois seguirá para Londres, antes de um funeral de estado que deve ocorrer em cerca de 10 dias na Abadia de Westminster, em Londres.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer

Espera-se que líderes mundiais, provavelmente incluindo o presidente Biden, participem. Eles começaram a prestar homenagens enquanto as multidões se reuniam para colocar flores do lado de fora do Palácio de Buckingham.

Charles, 73, que se tornou rei após a morte de sua mãe, escolheu ser chamado de Charles III. Sua esposa, Camilla, será conhecida como “rainha consorte”. O novo monarca se reunirá com a primeira-ministra Liz Truss antes de seu discurso de posse, e sua coroação formal ocorrerá em uma data posterior.
Sete dias de luto

O período de “luto real” pela morte da rainha se estenderá até sete dias após o funeral de estado, disse o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira.

O comunicado disse que a data do funeral será confirmada posteriormente. É esperado em cerca de 10 dias na Abadia de Westminster, em Londres, de acordo com a “Operation London Bridge”, um plano que descreve a sequência de eventos que ocorrerão após a morte da monarca britânica. As bandeiras permanecerão a meio mastro durante todo o período de luto nas residências reais, que estarão fechadas.

China elogia Elizabeth

O presidente chinês, Xi Jinping, enviou na sexta-feira suas “sinceras condolências” a Charles e ao povo da Grã-Bretanha após a morte de Elizabeth. Em comentários divulgados pela emissora estatal chinesa, Xi observou que Elizabeth foi a primeira monarca britânica a visitar a China, em 1986, quando se encontrou com o líder chinês Deng Xiaoping e o presidente Li Xiannian após um acordo em que a colônia britânica de Hong Kong foi devolvida à China.

Xi disse que “atribui grande importância” às relações China-Reino Unido e espera trabalhar com Charles para promover o “desenvolvimento saudável e estável” dos laços bilaterais. Xi se encontrou com a rainha em Londres em 2015, uma visita destinada a anunciar uma “era de ouro” dos laços Reino Unido-China. (A rainha foi capturada em vídeo descrevendo as autoridades chinesas naquela viagem como “muito rudes”.)

Histórias de uma rainha bem humorada
Por que você não está na escola?

Entre as muitas homenagens recebidas por Elizabeth de todo o mundo, um traço de personalidade se destacou para aqueles que a conheceram pessoalmente ao longo dos anos: seu senso de humor.

Catherine Clark, filha do ex-primeiro-ministro canadense Joe Clark, contou um encontro colorido com a rainha em um coquetel em Vancouver, BC, quando ela tinha 10 anos.

Quando a rainha entrou na sala, perguntou à jovem Clark: “Olá – por que você não está na escola?” Elizabeth riu de sua explicação de que seus professores achavam que “sair com a rainha era uma desculpa decente para faltar à escola”, escreveu Clark no Twitter. Logo depois, lembrou, ela se cansou do evento, mas foi informada de que ninguém deveria sair antes da rainha.

Clark disse que ela se jogou na porta para esperar, e quando ela encontrou a rainha novamente, Elizabeth perguntou: “O que você ainda está fazendo aqui?” Ao que Clark respondeu, com toda a sutileza de uma criança: “Bem, não posso sair até que VOCÊ saia”.

Felizmente para ela, a rainha aparentemente achou o comentário bastante direto e divertido e disse: “Bem, vamos então, vamos?” Clark contou.

Sem reconhecer a rainha, americana tira foto do guarda-costas

Outra história circulando no Twitter na quinta-feira, contada pela primeira vez por seu ex-guarda-costas durante as celebrações do Jubileu de 70 anos em junho, lembra a vez em que uma alpinista americana não reconheceu a rainha quando se encontraram nas colinas perto de seu castelo escocês em Balmoral.

Richard Griffin, que atende pelo nome de Dick, lembrou que a caminhante perguntou à rainha onde ela morava, ao que ela respondeu, “em Londres” – acrescentando que estava hospedada em uma casa de férias no alto da colina. Ela não mencionou que estava se referindo ao Castelo de Balmoral.

A alpinista então perguntou se ela já havia conhecido a rainha. “Rápido como um flash, ela disse: ‘Eu não, mas Dick aqui a encontra regularmente'”, contou seu guarda-costas em uma entrevista na TV.

Depois de questioná-lo sobre como era a rainha – “Ah, ela pode ser muito rabugenta às vezes, mas ela tem um ótimo senso de humor”, disse Griffin que respondeu – a caminhante pediu uma foto com o guarda-costas e entregou à rainha um Câmera. (Ela agradeceu alegremente.)

Griffin então pegou a câmera da alpinista e tirou outra foto, desta vez com os caminhantes e a rainha. Ele lembrou que ela disse a ele mais tarde: “Eu adoraria ser uma mosca na parede quando ele mostrar essas fotos para amigos na América e espero que alguém lhe diga quem eu sou”.

 

+ DESTAQUES