TECNOLOGIA

Avião movido a hidrogênio voa cinco vezes mais rápido que o som

Aparelho hipersônico reduz de 17 para apenas 4 horas a viagem entre os Estados Unidos e Austrália

Por: Carlos Taquari
Da redação | 27 de maio de 2023 - 21:54

Um avião de passageiros, hipersônico, movido a hidrogênio, completou com êxito os testes de longa distância, incluindo um voo entre os Estados Unidos e Austrália, realizado em apenas 4 horas. Atualmente, os voos comerciais nesse trajeto levam 17 horas.

O aparelho foi desenvolvido pela empresa Destinus, que tem sede na Suíça e foi fundada pelo físico russo Mikhail Kokorich.

“Mostramos que é possível voar de um lado para o outro do planeta em apenas 3 ou 4 horas”, diz um comunicado divulgado pela empresa para anunciar a conclusão com êxito dos testes. A nota acrescenta que esses voos vão abrir um novo capítulo na história do transporte aéreo de passageiros e carga. Além disso, a expectativa é que esses voos sejam de emissão zero de poluentes. As únicas emissões serão de vapor d”água e calor.

De acordo com a Destinus, os voos comerciais com esse aparelho terão início em 2030. A princípio, os aparelhos poderão transportar apenas 25 pessoas, mas no futuro o número de passageiros será de 100.

A aeronave movida a hidrogênio será tão rápida que vai alcançar 5 vezes a velocidade do som (1.200km/h), alcançando 5.900 km/h, a chamada Mach 5.

Aparelho da Destinus: quebrando todas as barreiras de velocidade. (Foto: Destinus/Divulgação)

Para se ter uma ideia, o Concorde, lançado na década de 70, no século passado, alcançava a Mach 1, ou seja, 1.200km/h. Mas o Concorde, que voou apenas durante duas décadas. Deixou de voar porque era antieconômico e produzia muito ruído.

O Concorde era um projeto conjunto do Reino Unido e da França. O avião fazia o trajeto entre Londres e Nova York em apenas 4 horas.

Outro projeto 

Mas a Destinus não é a única empresa que está trabalhando em projeto de avião hipersônico para voos de passageiros. A Hyper Sting está desenvolvendo  projeto de um avião de passageiros capaz de voar de Londres para Nova York em apenas 1h20 minutos. Esse aparelho voará a uma velocidade três vezes superior à do Concorde.

+ DESTAQUES