COMPORTAMENTO

Cada pessoa conta em média 4 mentiras por dia

Maior parte das mentiras é sobre comidas e aparência dos outros

Por: Lucas Saba
Da redação | 17 de agosto de 2022 - 21:57

Quem nunca contou uma mentira na vida? De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Online Betting Guide e conduzida pela OnePoll, as pessoas, em geral, contam pelo menos quatro mentiras por dia. Já os entrevistados na pesquisa disseram acreditar os outros mentem para eles cerca de seis vezes ao dia. A maioria mente sobre comida  – se gostou ou não – e sobre as roupas ou aparência dos outros.

O estudo revelou que 53% das pessoas acreditam que são boas em detectar quando alguém está contando alguma mentira. Menos de 10% disseram que não sabem identificar mentirosos. A pesquisa também mostrou em qual momento do dia as pessoas estão mais propensas a mentir. Uma em cada três pessoas admitiu que mente com frequência quando são questionadas se a refeição estava apetitosa ou não. Mais de 30% revelaram que não dizem a verdade quando são questionados sobre a beleza da roupa de alguém. E por fim quase 40% dos entrevistados afirmaram mentir em jogos de cartas, de uma maneira “saudável”.

A pesquisa entrevistou mais de 2 mil norte-americanos, de todas as regiões dos Estados Unidos. Quando o recorte da pesquisa mudou de classe econômica, os resultados não se alteraram. O que mostrou que a mentira é um hábito do ser humano, independentemente da sua classe social ou região.
4 mentiras por dia

Sinais corporais dão apenas dicas de que uma pessoa está mentindo. Foto: Pexels.

Para a especialista em linguagem corporal e autora do livro, “A Bíblia da Linguagem Corporal”, Judi James, as pessoas quando mentem, normalmente, dão sinais. “A linguagem corporal não é uma ciência precisa e quando você está procurando por sinais de mentira, não existe uma linguagem corporal perfeita para ‘dizer’, apenas pistas e dicas. Jogadores de cartas, em particular, podem usar microgestos quando mentem ou blefam, mas um bom mentiroso pode usar isso em seu benefício, agindo como um ‘dizer’ para se adequar a si mesmo e confundir seus oponentes. ”

Apesar do estudo revelar que as pessoas têm mentido mais, 54% dos entrevistados ressaltaram que a honestidade é a melhor qualidade de uma pessoa. 42% dizem não saber esconder as emoções, falam tudo o que pensam, vivem a vida a “flor da pele”.

Leia também:
Anda muito estressado e ansioso?

+ DESTAQUES