Disparo feito pelo piloto russo fere três pessoas e assusta moradores da cidade de Belgorod, fronteira com a Ucrânia
O piloto de um caça-bombardeiro Sukhoi-34 fez um disparo acidental contra a cidade de Belgorod, a 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. O míssil abriu uma cratera de 20 metros no cruzamento de uma avenida perto do centro da cidade, causando uma explosão que jogou um carro no telhado de um supermercado. Quatro prédios foram atingidos pelo impacto do bombardeio e três pessoas ficaram feridas. Por medida de segurança, autoridades locais ordenaram a desocupação de um bloco de apartamentos de nove andares.
O Ministério da Defesa da Rússia declarou que o ataque se deu de forma acidental e o piloto é alvo de investigação sigilosa. Em um comunicado oficial, o Ministério admitiu que um de seus caças-bombardeiros Su-34 disparou acidentalmente munições de aeronave às 22h15, horário local, nesta quinta-feira. Mas a nota não especificou por que a aeronave disparou por engano contra uma cidade russa.
O momento em que um bombardeiro russo Su-34 bombardeou a sua própria cidade, Belgorod. O caça-bombardeiro estava a caminho da Ucrânia p/bombardear cidades ucranianas quando “acidentalmente” uma bomba de 500 kg se soltou, caindo no meio de uma das avenidas principais da cidade. pic.twitter.com/Hyqxq5Z3sk
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) April 21, 2023
O governador regional, Vyacheslav Gladkov, lamentou o ocorrido. Ele disse que um bombardeiro russo atingindo um movimentado distrito residencial poderia ter gerado consequências desastrosas. “Graças a Deus ninguém foi morto”, disse Gladkov.
Como se trata de uma área residencial e com trânsito intenso, muitas pessoas escaparam por pouco de serem atingidas pelos destroços da bomba. O vídeo mostra que logo após o bombardeio, a explosão não é imediata. A munição detona 18 segundos depois, explodindo um trecho da estrada, atingindo um carro que passava na hora e lançando outro que estava estacionado para o telhado de um mercado. Em outubro de 2022, um outro caça Sukhoi 34 caiu na cidade russa de Yeysk matando 13 pessoas.
Jatos russos sobrevoam regularmente a cidade de Belgorod, que tem uma população de 370 mil habitantes, a caminho da Ucrânia. Ela fica ao norte da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, e tem sofrido ataques ucranianos periódicos desde a invasão russa em fevereiro do ano passado, mas a população não esperava ser alvo de fogo amigo.