Acidente ocorreu pouco antes do pouso, nas águas às margens do Lago Vitoria; 26 ocupantes foram retirados com vida
Um avião de passageiros da Tanzânia caiu no Lago Vitória ao tentar pousar no aeroporto da cidade de Bukoba. Morreram 19 pessoas no acidente.
Equipes de resgate e pescadores locais trabalharam no local em busca de sobreviventes logo após a queda.
O avião ficou quase completamente submerso com apenas a barbatana caudal marrom e verde acima da água, cercada por equipes de resgate e barcos de pesca. Aos poucos, o avião foi puxado para a margem, para a continuidade dos trabalhos de resgate e retirada ao avião da água.
A plane just plunged into Lake Victoria trying to land at Bukoba Airport in Tanzaniapic.twitter.com/TyEvzQl4l4
— K'uk'ulkan (@Jahmu__) November 6, 2022
Uma das extremidades da pista do aeroporto de Bukoba fica bem ao lado da costa.
Abdul Nuri estava no aeroporto esperando o voo de volta para a maior cidade da Tanzânia, Dar es Salaam, quando viu o avião que chegava cair no maior lago da África. “Ficamos realmente chocados. As pessoas entraram em pânico e algumas começaram a chorar e gritar”, disse ele à BBC.
“No portão de desembarque, as pessoas também entraram em pânico — a maioria estava esperando para receber seus parentes”.
Ainda não se sabe se os dois pilotos e dois tripulantes estão entre os morotos ou se houve sobreviventes entre eles.
A presidente Samia Suluhu Hassan expressou suas condolências às vítimas e pediu calma enquanto a operação de resgate continua.
O avião estava voando da maior cidade da Tanzânia, Das es Salaam, para Bukoba via Mwanza, quando supostamente encontrou uma tempestade e fortes chuvas.
A Precision Air é a maior companhia aérea privada da Tanzânia e é controlada pela Kenya Airways. Foi fundada em 1993 e opera voos domésticos e internacionais.