INTERNACIONAL

Avião cai na Tanzânia e pelo menos 19 morrem – veja imagens do resgate

Acidente ocorreu pouco antes do pouso, nas águas às margens do Lago Vitoria; 26 ocupantes foram retirados com vida

Da redação | 6 de novembro de 2022 - 09:26

Um avião de passageiros da Tanzânia caiu no Lago Vitória ao tentar pousar no aeroporto da cidade de Bukoba. Morreram 19 pessoas no acidente.

O voo da Precision Air transportava 43 pessoas — entre eles 4 tribulantes–, 24 das quais foram resgatadas e enviadas com vida para o hospital, disse um funcionário.

Equipes de resgate e pescadores locais trabalharam no local em busca de sobreviventes logo após a queda.

O avião ficou quase completamente submerso com apenas a barbatana caudal marrom e verde acima da água, cercada por equipes de resgate e barcos de pesca. Aos poucos, o avião foi puxado para a margem, para a continuidade dos trabalhos de resgate e retirada ao avião da água.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer
Veja imagens de logo após à queda, feita por moradores:

Uma das extremidades da pista do aeroporto de Bukoba fica bem ao lado da costa.

Abdul Nuri estava no aeroporto esperando o voo de volta para a maior cidade da Tanzânia, Dar es Salaam, quando viu o avião que chegava cair no maior lago da África. “Ficamos realmente chocados. As pessoas entraram em pânico e algumas começaram a chorar e gritar”, disse ele à BBC.

“No portão de desembarque, as pessoas também entraram em pânico — a maioria estava esperando para receber seus parentes”.

Equipes de emergência usaram cordas para tentar puxar a aeronave ATR-42 para fora do Lago Vitória, o maior lago da África. Até 14h00 horário de Brasília 19 corpos haviam sido encontrados.

Ainda não se sabe se os dois pilotos e dois tripulantes estão entre os morotos ou se houve sobreviventes entre eles.

Presidente pede calma

A presidente Samia Suluhu Hassan expressou suas condolências às vítimas e pediu calma enquanto a operação de resgate continua.

O avião estava voando da maior cidade da Tanzânia, Das es Salaam, para Bukoba via Mwanza, quando supostamente encontrou uma tempestade e fortes chuvas.

A Precision Air é a maior companhia aérea privada da Tanzânia e é controlada pela Kenya Airways. Foi fundada em 1993 e opera voos domésticos e internacionais.

+ DESTAQUES