Em viagem surpresa a Londres, Zelensky se encontrou com primeiro-ministro, Rishi Sunak, e o rei Charles III
Nesta quarta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma visita surpresa ao Reino Unido. Zelensky discursou no parlamento e na sequência foi recebido pelo rei Charles III, no Palácio de Buckingham. O presidente também se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. O principal objetivo da viagem é pedir mais caças-bombardieros, para fortalecer a defesa do espaço aéreo da Ucrânia contra a aviação russa.
Em discurso no parlamento britânico, Zelensky fez um apelo dramático, mostrando o capacete de um soldado. “Temos liberdade. Dê-nos asas para protegê-lo. As armas necessárias dos aliados para parar a ofensiva russa e libertar todos os territórios ucranianos temporariamente ocupados”, afirmou Zelensky.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado, o Reino Unido forneceu 2,3 bilhões de libras em assistência militar, tornando-se o segundo maior doador, depois dos EUA. O presidente fez questão de agradecer ao ex-primeiro-ministro Boris Johnson em seu discurso para os parlamentares.
O governo diz que planeja igualar esse gasto novamente este ano. Restrições financeiras também foram impostas aos russos e mais de 100.000 refugiados ucranianos foram recebidos no Reino Unido.
A visita do líder ucraniano a Londres ocorre no momento em que Vladimir Putin enfrenta mais perdas no campo de batalha. Esta semana mais um general russo perdeu o cargo.
Leia também: