POLÍTICA
Biden pede ao Congresso para encerrar a luta contra a economia

Biden defende recuperação da economia e a geração de empregos

Presidente pede apoio à oposição republicana para promover o crescimento econômico e ajuda aos mais pobres, mas é vaiado

Por: Mario Augusto
Da redação | 8 de fevereiro de 2023 - 09:15
Biden pede ao Congresso para encerrar a luta contra a economia

No discurso anual em que faz um balanço das ações do governo, o presidente Joe Biden pediu apoio ao Congresso para prosseguir com as reformas que permitam a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos. Biden afirmou que seu governo criou 12 milhões de empregos, o maior número já criado em apenas dois anos, Também destacou que os Estados Unidos têm hoje o menor índice de desemprego em 50 anos.

Depois de afirmar que a economia norte-americana estava estagnada, quando assumiu o governo – o que provocou irritação entre os republicanos – ele defendeu a aprovação de projetos ligados à infraestrutura, como o caminho mais rápido para promover o crescimento.

Ao acusar a oposição republicana, que tem maioria na Câmara, de impedir a aprovação de projetos que beneficiem os mais pobres, ele foi vaiado e interrompido várias vezes, pela deputada republicana da Geórgia, Marjorie Taylor Greene, que gritava :”Mentiroso”.

Biden se referia ao fato de que os republicanos votaram contra projetos que iriam beneficiar os dependentes do programa Medicare, voltado para  idosos,  com mais de 65 anos, e pessoas de baixa renda. No discurso, ele insistiu para que seja aprovada uma proposta que reduz o custo de insulina para quem sofre de diabetes.

“Aos meus amigos republicanos, se pudemos trabalhar juntos no último Congresso, não há razão para não trabalharmos juntos neste novo Congresso”, disse o presidente. “Fomos enviados aqui para terminar o trabalho!”, completou.

A convocação não convenceu os republicanos e o discurso do presidente foi marcado por várias interrupções de protestos. Os republicanos o acusaram de “despertar fantasias”.

Biden pede ao Congresso para encerrar a luta contra a economia

Congresso lotado para a mensagem do presidente. (Captura/vídeo/BBCNews)

Imposto mínimo para bilionários 

Biden apresentou uma lista de medidas urgentes para os Estados Unidos. A proibição de uso de armas de fogo foi a primeira delas, a criação de um imposto mínimo para bilionários e acesso à pré-escola para crianças de três e quatro anos.

O presidente também condenou os lucros das grandes companhias que ele chamou de “Big Pharma”, “Big Oil” e “Big Tech”. Biden acusou as empresas farmacêuticas de cobrar demais pela insulina, afirmou que as empresas de tecnologia estariam realizando “experimentos” com fins lucrativos em crianças e disse que as companhias de petróleo estavam ganhando muito dinheiro.

Com a presença da mãe e do padrasto de Tire Nichols na primeira fila de convidados, Biden lembrou da morte do homem negro em Memphis, no mês passado, e desafiou os legisladores a aprovarem reformas nos procedimentos de abordagem policial, dizendo: “Faça alguma coisa”.

O discurso desta terça-feira foi visto como uma aposta de Biden para viabilizar uma provável candidatura à reeleição. No final do discurso, enquanto Biden se misturava com alguns membros do Congresso, um democrata gritou com o polegar para cima: “Senhor presidente, isso foi incrível.”

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Biden pede ao Congresso para encerrar a luta contra a economia

+ DESTAQUES