Pesquisa indica o que não fazer em hipótese alguma no primeiro contato pessoal
Independentemente do que se esteja procurando em uma pessoa seja uma relação séria ou algo casual, o primeiro encontro não precisa ser constrangedor. Estudos mostram que há uma série de erros que não se pode cometer numa primeira vez e, embora a lista seja extensa, não é preciso muito esforço para identificar quais são.
Pesquisa recente, da Universidade de Praga, na República Tcheca, apontaram sete erros capitais nos primeiros encontros: hostilidade, falta de ambição, imundície, aparência, arrogância, apego e abuso. Essas características foram apontadas como imperdoáveis e o motivo para não haver um segundo encontro.
As mulheres indicaram a aparência com uma questão relevante para um lance mais curto. Já os homens consideram a falta de atratividade um bloqueio permanente independente da relação ser duradoura ou não. As mulheres sentiam o mesmo sobre a questão do abuso.
Um dos pontos que foi unânime negativamente no estudo independente do sexo da pessoa foi a sujeira, visto como falta de respeito em qualquer um dos casos. A pesquisa revelou: pessoas donas do próprio negócio tendem a ser mais interessantes que outras, e costumam ser mais ouvidas.
Para os autores do estudo não é fácil escapar de todas essas armadilhas em um primeiro encontro. “É improvável que você conheça alguém que pontua zero em todos esses fatores negativos. Normalmente pelo menos um desses defeitos a pessoa têm” conclui o relatório final da pesquisa de campo.
Entretanto, uma solução apontada pelos pesquisadores neste caso é fazer um balanço de relacionamentos e experiências amorosas passadas para tentar identificar uma tendência. Isso pode ajudar a fugir de algumas enrascadas no futuro.