COMPORTAMENTO
Os 7 sinais do fim de um relacionamento

Os 7 sinais do fim de um relacionamento

Expectativas não realistas, falta de compromisso e até de conflitos são alguns sinais

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 1 de setembro de 2022 - 15:51
Os 7 sinais do fim de um relacionamento

Se o seu relacionamento entrou naquela fase em que faltam demonstrações de afeto, diferenças sobre a vida sexual e nítida ausência de compromisso por uma das partes, prepare-se porque o fim pode estar próximo. Esses são apenas 3 dos 7 sinais apontados pela psicóloga Kathy McCoy, professora da Universidade de Calgary, no Canadá, como indícios de que a relação perdeu o sentido. Entre outros sinais, até mesmo a falta de conflitos, quando o casal já nem discute mais sobre qualquer assunto, também é um dos indícios de esfriamento da relação.

Os 7 sinais de alerta 

Segundo a psicóloga Kathy McCoy, se um casal apresenta algum desses sinais no relacionamento, ou quase todos, é recomendável procurar uma terapia de casais com um especialista, antes que o relacionamento chegue ao fim.

Os 7 sinais do fim de um relacionamento

Terapia de casais pode ajudar as pessoas a identificarem os defeitos que atrapalham o relacionamento. (Foto: Pexels)

1- Expectativas irreais um do outro

Não olhar para o parceiro (a) de forma realista e sim como uma ilusão. Essa idealização dificulta a aceitação dos defeitos do outro, ou até mesmo do comportamento natural da pessoa, gerando conflitos. Com isso, pode haver um aumento de exigências de uma das partes, o que gera um desgaste amoroso.

2- Posturas intransigentes

A exigência é um grande empecilho em uma relação. A postura de querer mandar na outra pessoa pode ser fatal para a vida amorosa de um casal.

3- Ausência de conflito

Por incrível que pareça, a falta de uma discussão saudável também pode ser motivo do fracasso conjugal. De acordo com Kathy, isso ocorre porque pode significar a desistência de uma das partes, ou ambas, em resolver problemas do relacionamento, o que impede de chegar a uma solução e ter algo saudável. Ou seja, representa o desengajamento emocional ou falta de esperança.

4- Diferenças no desejo sexual

A falta da relação sexual pode prejudicar uma vida a dois, pois perde-se o afeto e a conexão carnal, que são importantes para a manutenção de um relacionamento.

5- Falta de carinho

Além do sexo, a ausência de pequenos gestos como dar as mãos, beijar ou abraçar também é preocupante. Muitos casais esquecem desses detalhes após muitos anos juntos e com a rotina. É preciso prestar atenção.

6- Vícios

A dificuldade de resolver um problema envolvendo vício também pode deteriorar e até levar ao fim de um casamento ou namoro.

7- Previsões negativas

Em um mundo ansioso é difícil conter os pensamentos sobre o futuro. Mas, antecipar um futuro rompimento ou ter previsões negativas sobre o que pode acontecer pode acabar com a relação. Com medo de não ter uma relação perfeita, muitos casais ficam pensando no futuro, e, com isso, o ciúme, a vigilância e a insistência aumenta.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

Número de pedidos de divórcio cresce

Por todos esses motivos, o número de divórcios vem crescendo em todo o mundo e aumentou ainda mais durante a pandemia. Na China, por exemplo, esse dado chegou em 8,6 milhões de divórcios, em 2020.

De acordo com o escritório de advocacia britânico, o Stewarts, houve um aumento da iniciativa feminina em se divorciar. Em 2020, essa porcentagem chegou em 76%, um aumento de 16% em relação a 2019. A causa número 1 das separações, elencada pelo levantamento, foi a falta de comprometimento dos homens em fazer dar certo a relação.

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, entidade que representa institucionalmente os tabeliães do País, o ano de 2021 bateu recorde no número de divórcios. Foram registradas 80.573 ocorrências, um aumento de 4% em comparação com 2020, que registrou 77.509. No total, foram 2,8 mil separações a mais em comparação com o ano anterior. O Distrito Federal foi o que mais teve essas ocorrências, abrangendo 40% dos casos no Brasil.

Os 7 sinais do fim de um relacionamento

+ DESTAQUES