INTERNACIONAL
Central nuclear de Zaporizhizhia, sob risco: inspeção da ONU (Foto: Freepik)

Inspetores da ONU viajam para inspecionar usina de Zaporizhzhia

Maior usina da Europa estaria correndo riscos de segurança, em meio à guerra na Ucrânia

Da redação | 29 de agosto de 2022 - 11:05
Central nuclear de Zaporizhizhia, sob risco: inspeção da ONU (Foto: Freepik)
Usina de Zaporizhyzhya

A maior usina nuclear da Europa, sob risco, será inspecionada pela ONU (foto: captura de vídeo Youtube)

Uma equipe de inspetores da ONU está viajando para a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, onde devem chegar esta semana em meio a novos bombardeios nas instalações ocupadas pelos russos e temores crescentes de um acidente.

A Rússia e a Ucrânia se culparam mutuamente pelo bombardeio, no domingo, na cidade de Enerhodar, controlada pela Rússia, perto da fábrica.

 

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer
A Agência Internacional de Energia Atômica disse que o bombardeio perto da instalação nos últimos dias atingiu uma estrutura localizada a apenas 100 metros de um prédio que abriga um reator nuclear.

A usina de Zaporizhzhia é a maior da Europa e foi ocupada pela Rússia em fevereiro, logo que as tropas de Putin invadiram a Ucrânia. Na semana passada, a energia elétrica da usina foi cortada e ela passou a funcionar com geradores.

Segundo o governo ucraniano, isso poderia gerar problemas no sistema de refrigeração dos reatores e causar um acidente nuclear.

O medo de que o conflito entre os dois países ponha em risco a segurança da usina e que gere uma outra catástrofe como foi Chernobyl, também na Ucrânia, quando o país ainda pertencia à União Soviética, em 1986.

Central nuclear de Zaporizhizhia, sob risco: inspeção da ONU (Foto: Freepik)

+ DESTAQUES