INTERNACIONAL

Washington Post destaca “onda de esquerda” na América Latina

Jornal lembra as vitórias recentes da esquerda na América Latina

Por: Carlos Taquari
Da redação | 30 de outubro de 2022 - 20:25

Ao anunciar a vitória do ex-presidente Lula no segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, o jornal The Washington Post, chama a atenção para o fato de que o resultado confirma a “onda de esquerda” que vem se observando na América Latina, nas recentes eleições.

O Post recorda que, na Colômbia, Gustavo Petro, economista e ex-combatente da guerrailha M-19, venceu o candidato da direita, Rodolfo Hernandez, empresário e ex-prefeito de Bucaramanga, que chegou a ser apontado como favorito, nas eleições deste ano. Com a vitória, Petro se tornou o primeiro presidente de esquerda a ser eleito pelos colombianos.

No ano passado, o candidato da esquerda, Pedro Castillo, derrotou a candidata direitista, Keiko Fujimori, por uma estreita diferença de apenas 0,25% dos votos.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer

Em dezembro, outra vitória da esquerda aconteceu no Chile. Gabriel Boric venceu o candidato da ultra-direita, José Antonio Kast, com uma diferença superior a 10% dos votos.

Segundo o Washington Post, o resultado das eleições no Brasil encerrou a disputa eleitoral mais acirrada no país, desde o fim da ditadura militar, em 1985.

+ DESTAQUES