Desta vez, um idoso de 67 anos matou sete trabalhadores agrícolas de origem chinesa
Mais um tiroteio em massa na Califórnia. Um homem de 67 anos atirou contra ex-colegas de trabalho em duas propriedades rurais na cidade de Half Moon Bay, ao sul de São Francisco, e matou sete pessoas e deixando uma oitava gravemente ferida. Todas as vítimas eram trabalhadores agrícolas de origem chinesa, assim como o atirador, identificado como Zhao Chunli.
Imediatamente após os disparos o atirador fugiu. Ele dirigiu até uma delegacia de polícia onde foi preso em flagrante. Uma arma semiautomática foi encontrada no carro dele, provavelmente a mesma arma usada no ataque.
Zhao Chunli fez dois ataques em série. Primeiro ele invadiu uma fazenda de cogumelos e atirou nos trabalhadores que estavam lá. Depois, seguiu para uma empresa de caminhões, que fica a um quilômetro de distância, e fez vários disparos contra as pessoas no local.
De acordo com a xerife do condado de San Mateo, Christina Corpus, várias crianças que haviam saído da escola pouco antes do ataque e viviam na propriedade rural presenciaram as cenas de violência explícita.
“Esse tipo de tiroteio é horrível. É uma tragédia da qual ouvimos falar com muita frequência, mas hoje atingiu o alvo aqui no condado de San Mateo. Para as crianças testemunharem isso é indescritível”, lamentou Corpus.
Poucas horas após o ataque em Half Moon Bay, um outro tiroteio fez uma vítima fatal e deixou outras sete feridas na cidade de Oakland, a 64 km do local onde os 7 trabalhadores foram mortos.
Segundo a polícia local, tudo leva a crer que se trata de um tiroteio entre vários indivíduos, em circunstâncias que sugerem um caso de violência entre gangues rivais. Os sete sobreviventes foram levados para hospitais da região e ainda serão ouvidos pela investigação.
Desde o último final de semana a Califórnia vem sendo abalada por tiroteios em massa consecutivos. No sábado a noite 11 pessoas foram mortas em um clube de dança em Monterey Park durante as celebrações do Ano Novo Lunar chinês.
Coincidência ou não, o autor dos disparos foi um chinês já de idade avançada. Huu Can Tran tinha 72 anos e depois do ataque dirigiu até um segundo salão de dança, mas foi impedido pelos seguranças. Ele fugiu e desapareceu durante a noite. Na manhã de domingo o corpo dele foi encontrado dentro de uma van na cidade de Torrance, ao sul de Los Angeles com sinais de suicídio.
O ataque em Half Moon Bay é o 37º tiroteio em massa em apenas 24 dias, segundo informações da organização Gun Violence Archive. Tecnicamente, tiroteio em massa é quando quatro ou mais pessoas são feridas ou mortas em um evento violento.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, twittou que estava em uma reunião no hospital com as vítimas do tiroteio em massa anterior quando foi retirado para ser informado sobre o segundo ataque, descrevendo-o como “tragédia após tragédia”.
Para o presidente do Conselho de Supervisores do Condado de San Mateo, Dave Pine, é preciso combater a origem dessa epidemia de violência na Califórnia. “Estamos enojados com a tragédia de hoje em Half Moon Bay”, disse Pine. “Simplesmente há muitas armas neste país e tem que haver uma mudança”, afirmou o especialista.