SAÚDE

Uso de computador e a leitura protegem o cérebro

Sedentarismo e muito tempo diante da TV aumentam o risco de distúrbios mentais

Por: Lucas Saba
Da redação | 29 de agosto de 2022 - 18:48

Se você tem mais de 60 anos e fica sentado no sofá por horas assistindo televisão, saiba, isso é prejudicial para a saúde. Enquanto, ler e usar o computador são fatores protetores para o cérebro. É o que revela um estudo feito por cientistas de universidades do Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Os efeitos malignos para o cérebro de uma pessoa com mais de 60 anos que fica por mais de 3 horas e meia sentada assistindo televisão, podem ser desde o sedentarismo até distúrbios mentais mais graves.

O estudo revelou que ficar sentado por longos períodos reduz o fluxo sanguíneo no cérebro, e aumentam as chances de doenças vasculares. Entretanto, a estimulação que recebemos mexendo no computador ou lendo um livro, pode neutralizar efeitos negativos, apesar de realizarmos essas atividades sentados.

Os autores da pesquisa ressaltaram que o problema em assistir televisão, não está na grade de programação das emissoras, mas nos baixos níveis de estimulo recebidos pelo cérebro quando está como telespectador.

Televisão aumenta distúrbios

Estudos indicam: computador é melhor do que televisão, para a saúde. Foto: Pexels.

Os números do estudo são do UK Biobank, uma base de dados do Reino Unido, que reúne mais de 500 mil participantes. O objetivo da instituição é investigar relações possíveis para os distúrbios mentais em idosos.

A pesquisa levou mais de uma década para ser concluída. Os resultados finais revelaram: idosos que assistem mais de 3 horas e meia de televisão por dia, aumentam em 20% o risco de distúrbios. Enquanto, apenas uma hora de leitura ou uso do computador reduziram os riscos em 25% dos participantes.

Um outro estudo feito pela Associação Americana do Coração, localizada em Chicago, mostrou que além dos problemas no cérebro o excesso em assistir televisão depois dos 50 anos pode ocasionar em declínio cognitivo e redução da massa cinzenta.

Leia também:
Uso regular de maconha pode causar danos permanentes ao cérebro

+ DESTAQUES