"Trumpty Dumpty", "Trump Sujo", a manchete do New York Post, jornal de um ex-aliado
Diante dos resultados das eleições legislativas e para governos estaduais, que não foram os esperados pelos republicanos, o ex-presidente passou a receber uma enxurrada de críticas de integrantes do partido e também de antigos aliados, incluindo empresários.
Em editorial, o Post defendeu a candidatura de Ron DeSantis, o governador reeleito da Flórida, para as eleições presidenciais de 2024. DeSantis é o grande rival de Trump no partido.
No passado, Rupert Murdoch foi um grande aliado de Trump, contribuiu para suas campanhas e costumava frequentar os salões da Casa Branca, nos tempos do ex-presidente.
Por sua vez, o Wall Street Journal, a jóia da coroa do império de Murdoch, destaca em editorial: “Trump é o grande perdedor do Partido Republicano”.
Tanto o jornal como líderes republicanos culpam o ex-presidente pelo apoio dado a candidatos que não tinham chance de vitória, como Mehmet Oz, na Pennsylvania, Don Bolduc, em New Hampshire e Blake Masters, no Arizona. Segundo os críticos, essas derrotas custaram a chance do partido de fazer grandes avanços na Câmara e Senado.
Sede de Vingança
Donald Trump se mostrou inconformado com as críticas recebidas pelos ex-aliados e também pelo fato de que Ron DeSantis, o governador reeleito da Flórida, já desponta com um certo favoritismo para as primárias do Partido Republicano que vão indicar o candidato do partido para 2024. Em seu primeiro discurso após as eleições, Trump tentou desconstruir a imagem de DeSantis. Disse que ele só conseguiu se eleger, para o primeiro mandato, graças ao seu apoio e que “não tem estatura” para disputar a presidência. Com essas declarações, o racha no partido foi exposto ao público, que agora deve apontar qual é o nome que deve representar os republicanos na próxima disputa presidencial, em 2024.