Botão manual seleciona conteúdos e aponta quem terá o privilégio ou a maldição de viralizar na Internet
Com 1 bilhão de usuários ativos espalhados por 154 países, o TikTok é a 6ª plataforma de mídia social mais popular do mundo. E, com as demais redes, essa mídia social ajudou a criar uma atividade profissional que não existia até bem pouco tempo: os influenciadores digitais, que têm milhões de seguidores.
Mas parece que há um segredo por trás da alta popularidade de alguns usuários e vídeos. Há indícios de que o TikTok utiliza um recurso nos bastidores que pode alavancar uma pessoa e/ou um conteúdo digital. Essa programação é conhecida pela equipe da empresa chinesa como ‘aquecimento’, ou melhor, é uma espécie de botão manual que alguém pode apertar para turbinar um vídeo específico fazendo com que ele alcance um certo número de visualizações, de acordo com uma investigação da revista Forbes.
Segundo o levantamento feito pelos jornalistas americanos, os funcionários da TikTok e de sua empresa controladora, ByteDance, escolhem com certa frequência quem pode ter o privilégio ou a maldição de viralizar na Internet.
“As exibições totais de vídeos turbinados pela equipe representam uma grande parte das visualizações diárias totais de vídeo, cerca de 1 a 2%, o que pode ter um impacto significativo nas métricas principais gerais”.
Outro documento chamado Política de Aquecimento TikTok (TikTok Heating Policy) pede para que os funcionários usem esse recurso para “atrair influenciadores” e “promover conteúdo mais diversificado”. Lá também fala que essa ferramenta deve ser usada para “enviar informações importantes” e promover “vídeos relevantes que foram perdidos pelos algoritmos de recomendação”. O TikTok nunca divulgou publicamente que se envolve nessa prática. A plataforma de mídia social explodiu em popularidade durante o início da pandemia de Covid-19.
As primeiras estrelas do TikTok incluem a cantora e atriz americana Addison Rae e a dançarina e atriz americana Charli D’Amelio, que agora têm um patrimônio líquido combinado de cerca de 35 milhões de dólares (181 milhões de reais), ambos antes de completar 25 anos.
Outro ponto importante que a reportagem da Forbes aponta é que a página do aplicativo “For You” dá a ilusão aos usuários que os feeds são personalizados porque são feitos por um algoritmo inteligente. Grande engano. Não é bem assim. O tal botão que já mencionamos acima e que sugere os vídeos que vocês vão ver na página “Para Você” podem sobrepor o trabalho que os algoritmos que já fizeram nos gostos dos usuários conforme eles navegam.
A pergunta que fica no ar é: por que o TikTok determina que uma marca ou influenciador obtenha mais visualização que o outro? Será que existe algum interesse comercial em turbinar alguém em tão pouco tempo?
A imagem desta reportagem é de Anton/Pexels.