TECNOLOGIA

Tik Tok, quem diria, promove gosto pela leitura

Rede tem gerado efeitos no consumo de livros dos jovens brasileiros e na indústria editorial

Por: Júlia Castello
Da redação | 26 de julho de 2022 - 12:15

Engana-se quem pensa que o TikTok é apenas a “rede das dancinhas”. A plataforma chinesa, que chegou no Brasil em 2018, possui mais de 74 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022, segundo o site DataReportal. A rede, que ainda é majoritariamente jovem, tem também incentivado o hábito da leitura por parte desse público.

O influenciador literário Pedro Pacífico, que integra a lista da Forbes dos 90 brasileiros mais influentes com menos de 30 anos de 2020, decidiu falar sobre livros nas redes sociais, após conhecer alguns perfis. Ele tinha acabado de sair da faculdade de Direito, quando após ver alguns vídeos, começou a ler diversas obras, quebrando, inclusive, preconceitos literários que possuía.

Nova rede, novo público

Há cinco anos ele criou o “BookSter” que hoje tem mais de 367 mil seguidores no Instagram. Recebe livros todos os dias, seja de editoras ou de autores independentes e hoje é sua segunda profissão, além de advogado. Assim que criou sua conta no TikTok, Pedro conta que uma pessoa da plataforma o procurou e que é comum a empresa conversar com influenciadores.

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“Eu vejo o TikTok como uma nova forma de produzir conteúdo, que está entregando, que está conseguindo fazer com que seu conteúdo seja visto, o que gera muito engajamento. Mostra também que eles estão dando valor não apenas para conteúdo de danças, como ele começou, como ele era visto, mas também conteúdos de educação, conteúdos ligados a literatura”.
Pedro Pacífico falando sobre livros na sua conta de TikTok. (Vídeo: TikTok)

Mesmo estando em todas as redes sociais, a escritora Ray Tavares conta que também tem sentido muita diferença na divulgação do seu trabalho e seus livros pela plataforma. “Eu acabei de terminar uma turnê grande para meu novo lançamento e muita gente que foi conversar comigo disse que me conheceu recentemente no TikTok”, afirma.

A autora que começou escrevendo na internet fanfics de McFLY aos 13 anos, conta que a tecnologia e as redes sociais, não ajudam apenas o hábito da leitura, mas formam novos escritores.

O incentivo da literatura no TikTok já tem gerado efeitos na indústria editorial. O 6º Painel de Varejo do livro, feito pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a empresa Nielsen Bookscan, mostrou que em 2021 foram vendidos mais de cinco milhões de livros infantojuvenis/educacionais no primeiro semestre.

A quantia representa um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2020. O crescimento, segundo o presidente do Sindicato, Dante Cid, permanece em 2022. No primeiro semestre deste ano, em comparação com 2021, o crescimento foi de aproximadamente 4%.

TikTok nas editoras

Para a diretora de marketing da editora Intrínseca, Heloiza Daou, as redes sociais hoje vão para além da estratégia de marketing de divulgação de obras e autores, “trabalhamos os conteúdos dos livros, fazemos associações com outras obras sejam elas livros, filmes e séries e mantemos um espaço de conversa diária com os leitores”.

A Intrínseca entrou no TikTok em julho de 2021 e hoje possui mais de 35 mil seguidores. “Já tivemos vários criadores em parceria com a editora que fizeram vídeos com um alcance incrível como, por exemplo, a Zomerela falando de A lista de convidados. O vídeo tem mais de 3.2 milhões de visualizações e 5.700 comentários. Depois deste vídeo o livro entrou no top 100 da Amazon”.

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