INTERNACIONAL

Silvio Berlusconi é absolvido no caso do ‘bunga-bunga’

O ex-primeiro-ministro italiano foi inocentado da acusação de suborno

Por: Lucas Saba
Da redação | 15 de fevereiro de 2023 - 14:34

O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi absolvido no processo em que era acusado por subornar testemunhas para mentir sobre as chamadas festas “bunga-bunga”. O bilionário magnata da mídia, de 86 anos, foi acusado de pagar jovens mulheres e outros para dar falso testemunho sobre as festas extravagantes. Em seus vários processos judiciais, ele negou irregularidades, acusando os promotores de buscar uma vingança política. Ele insistiu que as festas – descritas por alguns como “orgias” – eram, na verdade, jantares luxuosos. Os outros 28 réus também foram inocentados- entre eles a dançarina marroquina, Karima El Mahroug, conhecida como Ruby.

O único julgamento de Berlusconi que terminou em uma condenação foi sua sentença por fraude fiscal em 2013. Dada a sua idade, a justiça italiana tratou-o com leniência – ele fez um ano de serviço comunitário em uma casa de repouso perto de Milão e nada mais.

Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi é absolvido em mais um processo judicial. Crédito: (AP)

Berlusconi foi primeiro-ministro três vezes entre 1994 e 2011. Ele foi acusado de dar às testemunhas milhões de euros em dinheiro secreto no julgamento “bunga-bunga”, mas disse que a verba foi dada como compensação por danos à reputação de pessoas ligadas aos partidos notórios. Ele foi temporariamente barrado de cargos políticos por sua condenação por fraude fiscal, mas ganhou uma cadeira no Senado nas eleições de 2022. Atualmente, Berlusconi é um dos nomes mais fortes no congresso italiano.

Seu partido Forza Italia desempenha um papel fundamental na coalizão de direita da Itália, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni. Ela saudou sua absolvição como “excelente notícia que põe fim a um longo processo legal que também teve repercussões importantes na vida política e institucional italiana”.

Leia também:

+ DESTAQUES