SAÚDE

Seu celular pode estar mais sujo que um vaso sanitário

Estudo mostra que milhares de bactérias foram encontradas nos celulares

Por: Carlos Taquari
Da redação | 2 de novembro de 2022 - 21:57

Estudo publicado pela National Library of Medicine, dos Estados Unidos, alerta que as pessoas precisam tomar mais cuidado com a limpeza de seus celulares. E os aparelhos devem ser limpos mais de uma vez por dia, porque acabam se tornando um depósito de germes e bactérias.

Realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona, o estudo tomou como base os aparelhos de dezenas de alunos da escola. Em média, cada celular tinha pelo menos 17.000 bactérias. Isto significa, segundo os pesquisadores, que os aparelhos estavam mais sujos que alguns assentos sanitários.

Os fabricantes desses aparelhos recomendam que a limpeza não seja feita com lenços de papel ou pano com altas concentrações de álcool, que podem danificar as telas. Mas os especialistas lembram que lenços úmidos, com bactericidas, podem ser usados.

A questão da higiene dos celulares também está relacionada com outros fatores. Por exemplo, depende da profissão que uma pessoa exerce e dos lugares que frequenta, incluindo o transporte público.

Por último, segundo os especialistas, vale para o celular o mesmo que as pessoas deveriam se lembrar em relação às mãos, que devem ser lavadas várias vezes ao dia, porque também juntam muitas bactérias.

Leia também:
Amizades perdidas, falta de motivação e de desejo sexual? A culpa é de Marte!

+ DESTAQUES