SAÚDE
Foto: Ketut Subiyanto / Pexels

Será que é possível rejuvenescer 10 anos? Professor de Harvard diz que sim

Pesquisador recomenda a adoção de quatro hábitos, um deles "afastar-se das pessoas idiotas"

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 15 de março de 2023 - 21:55
Foto: Ketut Subiyanto / Pexels

Biólogo molecular e pesquisador na Universidade de Harvard, o professor David Sinclair garante que rejuvenesceu 10 anos, após adotar quatro hábitos diários simples na meia-idade. Especialista em biohacking, técnica que usa tanto a tecnologia quanto a biologia para formar humanos capazes de elevar seu desempenho corporal ao nível máximo, Sinclair tem 53 anos. Mas ele diz que seus testes de DNA sugerem que seu corpo está com 43 anos. A idade biológica analisa a saúde das células, independente da idade.

“Ninguém quer ficar doente por uma década ou ter um câncer que se arrasta”, disse o professor que é bem conhecido na área de antienvelhecimento, já escreveu o livro ” Lifespan: Why We Age–And Why We Don’t Have to” e vive dando entrevistas em podcasts.

Sinclair comanda uma empresa, a Tally Health, que produz kits de teste que estimam a idade biológica das pessoas. As quatro dicas que ele sugere são:

Corra 3 vezes por semana 

Não tem milagre. Praticar uma atividade física aeróbica pelo menos 3 vezes por semana é fundamental. É o que também afirma o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Pode ser corrida, natação, ciclismo, caminhada rápida, por exemplo. Esses exercícios ajudam a manter os músculos, melhoram a saúde do coração, evitam a obesidade, pressão alta e a inflamação no corpo. Pesquisas anteriores sugeriram que correr por apenas 30 minutos por dia poderia reverter o envelhecimento celular em nove anos. Os cientistas, da Brigham Young University, de  Utah, EUA, descobriram que isso retardou o encurtamento dos telômeros, parte do DNA  que gradualmente diminui na medida que envelhecemos.

Coma pouco e faça jejum 

As pessoas também devem tentar o jejum intermitente para retardar o envelhecimento, de acordo com o Dr. Sinclair. Isso significa que a pessoa deve alternar períodos de jejum, em que só pode ser ingerido água, café e chás com as 3 refeições diárias. Limitar a ingestão de calorias a apenas algumas horas por dia pode aumentar a sensibilidade à insulina, protegendo contra o diabetes e dando tempo para que as células eliminem substâncias residuais do corpo que podem causar mudanças prejudiciais. Centenas de estudos com camundongos mostraram que o jejum intermitente prolonga consideravelmente a vida dos animais.

Beba chá verde matcha duas vezes ao dia

O Dr. Sinclair toma duas xicaras do chá verde matcha (em pó) todos os dias. Segundo ele, o conteúdo previne o câncer e tem propriedades antioxidantes que podem limitar os danos às células. Ele também toma dois comprimidos de resveratrol todos os dias para ajudar a adiar o envelhecimento. A pesquisa do seu laboratório sugere que o composto, encontrado no vinho tinto, suco de uva e cacau, pode reduzir a inflamação e ativar proteínas ligadas à longevidade. Importante dizer que ainda precisam ser feitos mais e rigorosos estudos científicos para avaliar o real poder do matcha e do resveratrol.

Reduza o estresse e troque suas companhias

O estresse e a irritação por ‘pessoas idiotas’ pode diminuir a expectativa de vida das pessoas. O Dr. Sinclair revelou que costuma praticar a meditação, porque esse hábito pode retardar o envelhecimento do cérebro em 25 anos com a prática do silêncio, concentração e ioga durante 22 horas por semana. “Não me estresso tanto com os problemas e me cerco de pessoas inteligentes, interessantes, cada vez mais”, finalizou.

Leia também:
■ Gary Lineker x BBC: a guerra pela liberdade de expressão ainda não acabou  
■ Brigitte Macron garante: não passou por cirurgia para mudança de sexo

+ DESTAQUES