ESPORTE
Foto: Gary Lineker/ Instagram

Gary Lineker x BBC: a guerra pela liberdade de expressão ainda não acabou 

Apresentador coloca uma nova foto no seu perfil no Twitter e provoca emissora de tevê britânica 

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 15 de março de 2023 - 20:04
Foto: Gary Lineker/ Instagram

A  BBC e seu apresentador mais bem pago anunciaram ter chegado a um acordo e a lenda do esporte Gary Lineker de voltar ao ar depois da suspensão por criticar as políticas migratórias do governo do Reino Unido.

Apesar do acordo, parece que nem tudo está resolvido. O ex-jogador de futebol, que recebe da emissora estatal britânica 1,35 milhão de libras esterlinas por ano (6.37 milhões de reais), mandou um novo recado para o canal de tevê ao mudar a foto do seu perfil no Twitter. Na imagem, ele aparece com uma citação de George Orwell, autor de 1984, que fica do lado de fora da sede de Londres com o seguinte texto: “Se a liberdade significa alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir”.

Recentemente, o comandante do programa Match of the Day se envolveu em uma disputa com seus chefes depois que ele fez comentários nas redes sociais comparando a política de imigração do Reino Unido, que pretende controlar os barcos de imigrantes, com a Alemanha nazista. Isso caiu como uma bomba na internet, gerando elogios e críticas generalizadas.

O apresentador posou em frente à citação de George Orwell do lado de fora da sede da BBC (Foto: Gary Lineker/ Twitter)

Ele escreveu: “Esta é apenas uma política cruel, dirigida às pessoas mais vulneráveis, em uma linguagem que não é diferente daquela usada pela Alemanha nos anos 30, e estou fora de ordem?”

As palavras de Lineker foram consideradas uma violação das regras de imparcialidade da BBC, que afirmam que o funcionário deve evitar comentários políticos.

Os co-apresentadores do Match of The Day, Ian Wright e Alan Shearer também se afastaram do programa em apoio a seu colega. Alex Scott, Jermaine Jenas, Micah Richards e Mark Chapman também se uniram a Lineker, o que significa que várias partidas de futebol do último final de semana  ficaram sem narradores e comentaristas.

A interrupção causada pela repentina revolta da equipe de esportes da BBC também provocou o cancelamento dos programas Football Focus, o Final Score, o podcast Fighting Talk e o telefone de futebol 606 da 5Live.

Depois de muita conversa, Lineker concordou em cumprir as diretrizes existentes e deu boas-vindas a uma nova revisão independente sobre o uso das mídias sociais pelas estrelas da emissora estatal britânica. “Estou feliz por termos encontrado um caminho a seguir. Eu apoio esta revisão e estou ansioso para voltar ao ar.”

Em um comunicado divulgado, Tim Davie, diretor-geral da BBC, disse que estava “ansioso” para Lineker “apresentar nossa cobertura no próximo fim de semana”. Gary é uma parte valiosa da BBC e sei o quanto a BBC significa para Gary” disse ele também.

O apresentador, que se sentiu censurado pelos seus superiores, agradeceu aos seus companheiros de trabalho pelo apoio. “Depois de alguns dias surreais, estou muito feliz por termos passado por isso juntos. Quero agradecer a todos pelo apoio incrível, especialmente aos meus colegas de emissora, pela notável demonstração de solidariedade. O futebol é um jogo de equipe, mas o apoio deles foi esmagador.’

Ele também agradeceu a Davie por sua “compreensão durante este período difícil”.

 

+ DESTAQUES