A inveja pode nos corroer por dentro, quando envolver amigos
Se a inveja sempre existiu, desde princípio da humanidade, nos últimos tempos ela se mostrou mais presente. De acordo com uma pesquisa da Universidade Harvard, as redes sociais são um campo fértil para a inveja, uma vez que as pessoas não escapam da tentação de se compararem aos amigos e seguidores.
A dificuldade para se alegrar com a vitória do outro é um dos traços mais evidentes nos invejosos. Normalmente, estamos mais atentos a pessoas próximas da gente. Com isso, podemos sentir um certo desconforto com a conquista de um amigo.
O estudo traz uma solução para não cair na tentação de se comparar ao outro o tempo inteiro. Uma alternativa é controlar a forma de pensar. Por exemplo, seu amigo escritor venceu um prêmio pelo livro que ele escreveu, pense pelo lado positivo. Você também desfrutara dessa conquista literária. De um lado, terá a alegria de ser amigo de um escritor premiado. De outro poderá ler o livro escrito por ele.
Os psicólogos responsáveis pela pesquisa explicam que “o preceito básico da inveja é se diminuir em relação ao outro”. Portanto, a orientação é sempre tentar ser uma melhor versão de si mesmo, e nunca se medir pela régua do outro, o que constitui um dos principais gatilhos para a inveja.