Porta-voz russo anunciou a retirada de tropas da região de Kharkiv, no mais forte avanço ucraniano desde o final de março
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que está retirando tropas de duas áreas na região oriental de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, onde uma contraofensiva ucraniana obteve avanços significativos na última semana.
A notícia veio após dias de aparentes avanços da Ucrânia ao sul da mesma cidade. Com isso, o movimento poderia se tornar o maior sucesso de campo de batalha para as forças ucranianas desde que elas conseguiram frustrar uma tentativa russa de tomar a capital de Kiev no início da guerra de quase sete meses.
Konashenkov disse que o movimento russo está sendo feito “a fim de alcançar os objetivos declarados da operação militar especial para libertar Donbas”, explica. A região fica no leste da Ucrânia, onde a Rússia declarou soberana.
A alegação de recuo de tropas, para se concentrar em Donetsk, é semelhante à justificativa que a Rússia deu para retirar suas forças da região de Kiev, no início da guerra. Os soldados se aproximaram, porém não conseguiram tomar a capital ucraniana.
Também no início deste sábado, autoridades ucranianas reivindicaram grandes avanços na região de Kharkiv, dizendo que as tropas ucranianas haviam cortado suprimentos vitais para Izyum.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Oleh Nikolenko, também informou que as tropas ucranianas haviam retomado Kupiansk, uma cidade ao longo da principal rota de abastecimento para Izyum, área considerada até agora linha de frente russa. Nikolenko twittou uma foto mostrando soldados em frente ao que ele disse ser um prédio do governo em Kupiansk, 73 quilômetros ao norte de Izyum.