CULTURA

Rei Charles revela parentesco com Príncipe Vlad, o Drácula

O príncipe, parente em 16º grau de Charles, serviu de inspiração para a história do vampiro

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 4 de novembro de 2022 - 15:21

Para quem está em início de reinado, como o Rei Charles III, a revelação de que ele tem um parentesco com um personagem tão sinistro como o príncipe da Valáquia, Vlad III, não é um bom marketing para a imagem.

Muitos conhecem o Drácula a partir da literatura e através de filmes. Porém, a maioria das pessoas não sabe que o vampiro Drácula, na verdade, foi um personagem inspirado em Vlad lll. Ele tinha como característica a crueldade ao matar os inimigos do reino. O método de tortura mais usado era o de empalamento. O Rei Charles lll, apesar da história macabra, achou interessante a descendência de Vlad Drácula.

Charles visitou a Transilvânia, região da Romênia, quando era príncipe de Gales, em 1998. Ele ficou maravilhado com as histórias do país e passou a fazer mais visitas ao território romeno. Em 2011, ele disse ao ator Luke Evans, que na época havia acabado de rodar um filme sobre Drácula, que o príncipe era seu parente em 16º grau. E contou como havia descoberto a descendência: a linhagem é ligada pela bisavó materna de Charles III, a rainha consorte Mary, que foi casada com George V, morador, de 1865 a 1936, no território austro-húngaro.

O livro The British Chronicles, escrito por David Hugues, confirmou a informação, segundo o jornal britânico Cornwall Live. De acordo com o periódico, o Rei Charles III se diz orgulhoso pela descoberta e que, por isso, teria uma “certa participação no país”. O governo da Transilvânia aceitou o parentesco e até ofereceu um título fantasia de “príncipe da Transilvânia” para o rei, em 2017, mas ele recusou.

Quem foi o Drácula?

Drácula no filme estadunidense, de 1931, dirigido por Tod Browning. (Foto: Universal Studios)

Drácula foi uma figura fictícia de vampiro criada pelo romancista irlandês Bram Stoker, em 1897. A história faz parte da literatura clássica e é lida, mundialmente, até os dias atuais. Além de ter sido adaptada para os cinemas. A inspiração foi o tirano impiedoso que viveu no século 15, Vlad III, príncipe entre 1456 e 1462.

Vlad era um príncipe que tinha fascínio por punições macabras aos inimigos. Ele gostava de usar o método de empalamento como tortura, que consistia em enfiar uma estaca por um orifício humano, geralmente pelo ânus ou vagina, atravessando o corpo do torturado até a morte. Um de seus apelidos era justamente: “Vlad, O Empalador”.

Por conta de todo esse repertório cruel, Vlad passou a ser comparado com personagens assustadores da história, como um vampiro sanguinário.

+ DESTAQUES