Psicóloga garante que praticar a atenção plena ajuda na longevidade de qualquer relacionamento
Por Tricia Wolanin*
Do Washington Post
O mindfullness (ter atenção plena) ajuda no trabalho, reduz o estresse, a ansiedade e no combate à depressão, mas também pode beneficiar e muito seu casamento. Estar presente de maneira intencional é vital para a apreciação, satisfação e longevidade do seu relacionamento.
A “atenção plena” foi descrita por Jon Kabat-Zinn, fundador do Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), como “prestar atenção de uma maneira particular: de propósito, no momento presente e sem julgamento”. Com atenção plena, podemos recuar e não ficar imersos no drama das flutuações de humor. A pesquisa mostra que também a atitude faz muito bem para os casais.
Uma revisão de 16 estudos focados em casais mostrou que as intervenções de mindfulness (concentração nas ações, para não deixar que elas ocorram no “piloto automático”) aumentam a autocompaixão, o bem-estar e a qualidade de vida. A atenção plena pode aliviar sintomas psicopatológicos, como ansiedade e depressão e estresse psicobiológico, medidos por meio, por exemplo, do cortisol salivar. A qualidade do relacionamento, como na intimidade, pode ser aprimorada pelo treinamento de atenção plena.
Outro estudo que analisou 2.117 casais recém-casados que responderam a vários questionários descobriu que uma pessoa com alto nível de mindfulness também obteve pontuação alta em perdão e gratidão. Se estivermos atentos e presentes em nossos relacionamentos, podemos observar as maneiras pelas quais nosso parceiro pode estar demonstrando seu amor por nós.
Quando praticamos a atenção plena, podemos minimizar as distrações, discernir o que está acontecendo em nossos corpos e emoções e começar a estar mais presentes em nossos relacionamentos. À medida que isso ocorre, o perdão e a gratidão podem aumentar.
Aqui estão três maneiras de aumentar a atenção plena em seu relacionamento.
Fique de mãos dadas com seu parceiro em silêncio e esqueça todas as distrações. Pense em como a mão do seu parceiro se sente. Sua mente ficará à deriva, mas traga-a de volta ao momento. Segurar as mãos com atenção aumenta a sensação de conexão. Cria uma experiência de intimidade.
Novas atividades criam uma sensação de admiração e questionamento. Nossos sentidos são aguçados porque não sabemos o que esperar. A vida momentaneamente não é monótona. Quando fazemos novas atividades com nosso parceiro, ambos têm a oportunidade de experimentar e navegar pelo mundo com novos olhos.
Uma vida sexual saudável também contribui para o bem-estar nos casamentos. A atenção plena pode levar a um maior senso de consciência e não julgamento durante o sexo, mas também a um aumento na harmonia sexual, no florescimento do relacionamento e na plenitude do relacionamento, de acordo com um relatório do Archives of Sexual Behavior.
Por exemplo, o casal pode se revezar por 10 minutos tentando atrair os sentidos de seu parceiro enquanto seu parceiro está com os olhos vendados e observa o que é prazeroso. Você pode usar óleos essenciais ou a ponta de uma pena. Quando nossos olhos estão cobertos, nossos outros portais sensoriais são despertados e podemos começar a dedicar um tempo para sintonizar o momento e nossos sentidos.
Muitos de nós queremos que nossos relacionamentos sejam saudáveis e duradouros. A atenção plena nos ajuda a continuar vendo nosso parceiro com um sentimento de curiosidade, gratidão, aceitação e satisfação, o que pode ajudar o relacionamento a ser rico e gratificante por muito tempo.
* Tricia Wolanin, PhD, é psicóloga clínica.