MEIO AMBIENTE

Quem tem o maior coração do mundo?

Conheça algumas curiosidades sobre o maior animal do planeta

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 17 de fevereiro de 2023 - 21:55

As baleias azuis gigantes (Balaenoptera musculus) não são apenas os maiores animais do mar, mas também os maiores existentes no planeta. Essas espécies podem atingir mais de 30 metros de comprimento, um pouco mais do que uma quadra de basquete.

Com todo esse tamanho, as baleias azuis precisam de um grande coração. Na verdade, elas têm os maiores, de todo o reino animal. O coração desse animal pesa mais de 450 kg, igual de uma vaca leiteira, e bombeia cerca de 227 litros de sangue a cada batida. Em comparação, um coração humano bombeia apenas 71 mililitros a cada batida. A aorta de uma baleia azul é tão grande que um ser humano poderia rastejar dentro dela.

A população atual da baleia azul é de cerca de 10.000 a 25.000 animais em todo o mundo. Antes da caça, desencadeada ao longo de séculos, cerca de 300.000 povoavam nossos oceanos, sendo 240.000 só na Antártica.

Leia também:
■ Geração Z acha normal namorar um colega de trabalho
■ “Eu quero ser humano” , pede robô da Microsoft, que surtou durante conversa

Um estudo recente sobre as tendências populacionais de baleias azuis foi conduzido por Cole Monnahan, estudante da Universidade de Washington, e pelos professores Trevor Branch e Andre Punt. Todos os três fazem parte do programa NOAA Fisheries QUEST e descobriram que as baleias azuis estão fazendo um grande retorno para a Califórnia. Eles acreditam que a atual população de baleias azuis, nas águas do litoral da Califórnia, aumentou 97% dos em relação ao número anterior à caça, destacando uma história de sucesso de conservação animadora.

Outra curiosidade deste animal é que apenas os machos cantam. Os cientistas acreditam que sua música é uma chamada para o acasalamento. O Dr. Mark A. McDonald, da WhaleAccoustics, em colaboração com o Dr. John Hildebrand. do Scripps Institution of Oceanography, e a Dra. Sarah Mesnick, do NOAA Fisheries Southwest Fisheries Science Center, sugeriram que as baleias azuis têm cantado em frequências mais baixas nos últimos 50 anos. Segundo eles, suas melodias profundas são mais baixas do que a nota mais baixa de um piano de 88 teclas. A razão para o canto mais baixo das baleias permanece um grande mistério.

+ DESTAQUES