INTERNACIONAL

Cidade italiana oferece 28 mil euros para quem comprar uma casa

O valor tem que ser investido na compra e reforma de uma casa na região da Puglia

Por: Carlos Taquari
Da redação | 21 de novembro de 2022 - 21:55

O pequeno vilarejo de Presicce, situado a 15 minutos de carro do litoral, está ameaçado de desaparecer. Daí a oferta feita pelas autoridades da região de repassar 28 mil euros – cerca de 150 mil reais – a qualquer pessoa que se disponha a comprar e reformar uma das inúmeras casas abandonadas existentes na região.

Considerando que o valor das casas, a maioria em estado de deterioração, gira em torno de 150 mil reais e levando em conta que uma reforma completa vai custar bem mais do que os 28 mil euros oferecido pela administração local, o cálculo do investimento total fica próximo de 500 mil reais.

Com séculos de história, Presicce era conhecida como a cidade do “ouro verde” porque, no passado, foi um importante centro de produção de azeite de oliva.

Persicce, situada a 15 minutos de carro do litoral (Foto: Commune di Persicce)

A capital da Puglia, Bari, é banhada pelas águas do Mar Adriático e há outras cidades com séculos de história por lá, como Brindisi e Lecce. Presicce fica a pequena distância das praias de águas verde-turquesa, como Santa Maria di Leuca.

Esta não é a primeira cidade da Itália e da Espanha a oferecer uma compensação para que as pessoas comprem casas em locais semiabandonados.

Recentemente, a cidade de Garfagnana, na Toscana, anunciou uma oferta de casas por apenas 1 dólar. De acordo com as autoridades locais, surgiram interessados vindos da China, Rússia e Estados Unidos.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer

+ DESTAQUES