INTERNACIONAL

Putin anuncia um novo míssil hipersônico e convoca o “General Armagedon”

Projétil se desloca a uma velocidade 27 vezes superior à do som e pode alcançar alvos em todo o planeta

Por: Carlos Taquari
Da redação | 17 de dezembro de 2022 - 18:02

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia já dispõe do novo míssil hipersônico, capaz de se deslocar a uma velocidade de mais de 32 mil quilômetros por hora. Isto equivale a 27 vezes a velocidade do som, que é de 1.216 km/h. Apelidado de “meteorito”, o míssil pode atingir alvos em qualquer ponto do planeta em menos de 30 minutos.

Segundo Putin, esse projétil é “imbatível”, porque os sistemas de defesa anti-aérea dos países ocidentais não estão preparados para interceptá-lo. Os serviços de informação do Kremlin informaram que algumas unidades desse novo armamento já estão sendo instaladas num silo subterrâneo, no Sudoeste da Rússia, perto da fronteira com o Kazaquistão.

A informação foi divulgada três dias após o anúncio feito por Putin de que a Rússia instalou uma série de mísseis balísticos intercontinentais, da classe Yars, numa base ao norte de Moscou, que podem atingir os Estados Unidos e a Europa Ocidental em poucos minutos. Esses mísseis podem transportar ogivas nucleares. Daí o fato de que o comandante das forças de defesa da Rússia, general Sergei Surovikin, está sendo chamado de “General Armagedon”, ou seja, “General do Fim do Mundo”.

Neste final de semana, Putin convocou o general Surovikin e outros comandantes das principais forças terrestres, marítimas e aéreas do país, para analisar a capacidade de defesa da Rússia.

Acredita-se que a convocação está relacionada com a possibilidade de que os Estados Unidos enviem para a Ucrânia os mísseis Patriot, a mais moderna arma de defesa anti-aérea existente no Ocidente. Putin já anunciou que, se esta decisão for levada adiante, a Rússia tomará “todas as medidas necessárias”, para garantir sua defesa.

+ DESTAQUES