ECONOMIA

Portugal vai testar semana de quatro dias de trabalho

País terá apoio de organização sem fins lucrativos que ajuda empresas a adotar jornada reduzida

Por: Carlos Taquari
Da redação | 9 de janeiro de 2023 - 21:55

Com apoio da 4 Day Week Global Foundation e da Universidade Birkbeck, do Reino Unido, o governo de Portugal vai implantar um programa que permite a semana de trabalho de quatro dias. A 4 Day Week é uma organização sem fins lucrativos que procura incentivar a redução da jornada de trabalho, em diversos países, com o objetivo de garantir aos trabalhadores um tempo livre para o exercício de outras atividades, além do lazer.

A Fundação, que tem sede na Nova Zelândia, trabalha em colaboração com diversas universidades, entre as quais a de Birkbeck e Cambridge, no Reino Unido, além do Boston College, nos Estados Unidos e o University College de Dublin, na Irlanda.

Portugal trabalho

Na Europa, país tem uma das maiores cargas horárias. (Crédito: Pexels)

Aos países interessados, a 4 Day Week oferece programas de treinamento e apoio técnico às empresas. Em Portugal, o programa será coordenado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional – IEFP. Inicialmente, o programa terá uma fase experimental e a adoção por parte das empresas será facultativa. Pelo menos 30 empresas, de diversos setores, já manifestaram interesse.

Nesta etapa, serão avaliados os resultados relacionados com o impacto da redução da carga horária na produtividade, no rendimento e na qualidade de vida dos trabalhadores.

A experiência em Portugal servirá de laboratório para outros países da Europa que enfrentam problemas como a carga horária elevada, salários reduzidos e baixa qualidade de vida.

Portugal enfrenta uma crise de mão de obra, o que tem levado o governo a facilitar a entrada de trabalhadores estrangeiros, a fim de atender à forte demanda em setores como o turismo, serviços, indústria e comércio. O país é o terceiro, entre os integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) onde os funcionários cumprem maior carga horária. O Reino Unido e Irlanda são os primeiros. Mais de 70% das pessoas no mercado trabalham mais de 40 horas semanais, ou seja, acima das oito horas diárias e isto, na maioria das vezes, não significa maior produtividade.

Leia também:
Conspiração no Vaticano. Cardeal revela complô para afastar o Papa
Chineses entram em confronto com a polícia na porta de fábrica

+ DESTAQUES