Apenas 10 minutos com os animais já melhora o seu bem-estar
Se você tem cachorro, certamente já passou pela situação de chegar em casa e ser recebido com festa. Isso pode ir além do que arrancar bons sorrisos dos donos. Uma pesquisa publicada na revista científica canadense Plos One, revelou que os animais de estimação podem ajudar a controlar a ansiedade e a depressão dos seres humanos.
De acordo com o estudo, apenas 10 minutos já seriam suficientes para trazer benefícios a saúde mental e até mesmo a redução de dores crônicas. Os cientistas canadenses dividiram as pessoas em dois grupos: o primeiro recebeu a visita dos cães, o segundo não. O contato com o animal proporcionou sensações de alívio e bem-estar para quase 50% dos pacientes depressivos.
Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, mostraram que os cães e gatos ajudam a combater a solidão. Os resultados ficam ainda mais evidentes para pessoas que moram sozinhas. Sentir-se solitário pode ser um gatilho fundamental para alguns problemas psicológicos.
Em alguns hospitais é comum ver cães e gatos passeando pelos corredores. Essa técnica é conhecida como zooterapia, que proporciona ao paciente uma sensação agradável em meio ao tratamento, muitas vezes doloroso e longo. A diferença apontada entre a zooterapia e a visita de palhaços, por exemplo, às unidades de saúde é que ao tocar o animal, o coração humano desacelera e libera hormônios de prazer. Na verdade, a presença de equipes especializadas em diversão também ajuda na recuperação de pacientes, mas por motivos diferentes.
De acordo com dados elaborados pelo Instituto americano de pesquisa de Vínculos entre Animais e Humanos (HABRI), sete em cada dez entrevistados relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação, normalmente cães e felinos.