Além de garantir benefícios à saúde, gentileza é destaque no mercado de trabalho
A crença generalizada no mercado é de que pessoas mais duras se saem melhor na vida profissional do que as gentis. Isso porque, na maioria das vezes, os gentis priorizam mais o outro do que si mesmos. Entretanto, estudos recentes mostram que as pessoas muito educadas também são consideradas “vencedoras” em diversas áreas e podem, sim, chegar ao sucesso.
Estudo feito pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, considerado o maior sobre o tema da gentileza humana, apontou que um dos lugares com mais gestos de bondade é o ambiente de trabalho. Cada pequena ação faz muita diferença na vida de alguém, já que é um local em que há muita competição por cargos, gerando atitudes cruéis e impessoais. Mais de 60 mil pessoas foram pesquisadas, em 144 países.
E se você acha que para ser um bom chefe é necessário ser arrogante com os outros, saiba que pode estar indo para o caminho errado. De acordo com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com base em uma pesquisa feita com 51.836 líderes, apenas 27 foram bem classificados em eficácia geral de liderança e, ao mesmo tempo, tinham baixas notas no requisito simpatia. Ou seja, aproximadamente um em 2.000.
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De acordo com um artigo publicado pela Psicóloga brasileira Maria Ligia, do Espírito Santo, a gentileza oferece muitos benefícios para quem recebe, e também para quem pratica. E o bem-estar ocorre na forma física e psicológica.
O coração é um dos beneficiados, pois a ação solidária ajuda a aumentar os níveis de ocitocina, hormônio do amor, mantendo assim a pressão arterial equilibrada. Além de prevenir inflamações cardiovasculares. Ser gentil também colabora para menos dores no corpo, já que os gestos auxiliam na produção de endorfina, analgésico natural do organismo.
Já na saúde mental, a gentileza colabora para uma redução dos sintomas de ansiedade e depressão. Isso ocorre porque há uma liberação maior de serotonina e dopamina, hormônios da felicidade.
Com base em todos os testes feitos pela Universidade de Harvard, os pesquisadores dão algumas dicas para os líderes serem mais gentis no dia a dia no mercado de trabalho, ou qualquer outro ambiente. São elas:
– Conexões emocionais: “Assim como um resfriado, as emoções são contagiosas. Se um líder estiver com raiva ou frustrado, esses sentimentos se espalharão para os outros […] esteja ciente do seu estado emocional e trabalhe para espalhar as emoções positivas”.
– Integridade sólida: As pessoas só se sentem confiantes com aqueles líderes que cumprem com as promessas e compromissos.
– Cooperação: Ser um bom chefe é diferente de ser um bom líder. A união com os funcionários é o que faz um líder se destacar, se colocando no lugar do funcionário e ajudando nos momentos de dificuldade.
– Seja treinador, mentor e professor: As pessoas nunca esquecem de lições importantes ensinadas por bons mentores. Ajudar os funcionários a se desenvolverem é essencial.
– Visionário: Sempre compartilhe a sua visão de futuro com os membros da equipe. Um grupo que não sabe para onde está indo tem mais chances de ficar frustrado e insatisfeito.
– Feedback: É importante dar feedback para os integrantes da equipe. Mas também é fundamental pedir o retorno do grupo, só assim o líder saberá o que pode estar atrapalhando o rendimento dos funcionários e o que poderia melhorar no ambiente de trabalho.