CIÊNCIA

Pesquisa mostra que xampus a seco podem conter agente causador de câncer

Alguns produtos nos Estados Unidos já foram retirados do mercado

Da redação | 2 de novembro de 2022 - 14:14
Anna Edney, 
do Bloomberg

Um estudo independente do laboratório “Valisure” testou 148 lotes de 34 marcas de xampu a seco em spray e descobriu que 70% continham benzeno. O produto químico pode causar alguns tipos de câncer, como a leucemia.

Após os resultados, a instituição fez uma petição nesta semana junto à agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, “Food and Drug Administration” (FDA), pedindo que os produtos que contêm a substância sejam recolhidos.

O xampu a seco é utilizado, principalmente, na indústria de cosméticos femininos, para limpar o cabelo rapidamente de forma a não utilizar água.
Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

A pesquisa aumentou ainda mais as preocupações que já existem no país muitos produtos vendidos sem receita em farmácias e supermercados que podem apresentar riscos à saúde, não perebidos anteriormente.

No início de outubro deste ano, a “Unilever” chegou a retirar do mercado os xampus a secos mais vendidos pela empresa, devido ao alto nível de benzeno encontrado.

A venda de xampus a seco aumento 22% nos Estados Unidos em 2022 em comparação com o ano passado. (Foto: Pexels)

 

Substância encontrada em outros produtos

No ano passado, a “Valisure” encontrou benzeno em protetores solares populares em spray, antitranspirantes e desinfetantes para as mãos. Mesmo ainda sem medida concreta da agência reguladora dos Estados Unidos e de muitos fabricantes, algumas lojas nos Estados Unidos retiraram os produtos das prateleiras, após a divulgação da pesquisa.

O estudo do laboratório mostrou que os níveis de benzeno encontrados em alguns dos xampus a seco este ano são significativamente mais altos do que nos outros produtos de cuidados pessoais.

De acordo com a pesquisa, um spray de uma lata de xampu a seco “Not Your Mother’s Beach Babe” continha 158 partes por milhão de benzeno. Já em protetores solares, 6 partes por milhão, desinfetantes para as mãos, 16 partes por milhão e antitranspirantes com 18. Já uma lata de shampoo a seco  “Batiste Bare” continha 15 partes por milhão de benzeno em um spray.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos a inalação de benzeno em níveis de 0,4 partes por bilhão cronicamente ao longo da vida pode resultar em câncer por 100 mil pessoas. A medida também é utilizada para a avaliação de risco pela “Food and Drug Administration“.

Posicionamento empresas

Questionado pelo Washington Post se a Batiste havia testado a quantidade de benzeno em seus produtos, um porta-voz da Church & Dwight disse que a empresa havia confirmado anteriormente com seus fornecedores de que os ingredientes não continham o produto químico e disse que avaliaria a petição de Valisure. Outras marcas como “Not Your Mother’s”, “Sun Bum” e “John Paul Mitchell Systems” não responderam.

“Batiste”, “Not Your Mother’s” e “Dove” são as marcas de xampu a seco mais vendidas nos Estados Unidos. Só a “Batiste” responde por 44% dos 309 milhões de dólares em vendas no ano encerrado em 10 de julho entre as 10 principais marcas. De acordo com a empresa que realiza pesquisa de mercado, IRI, as vendas de xampu a seco neste ano, nos Estados Unidos, aumentaram 22% em relação ao ano anterior.

+ DESTAQUES