Derrota acende alerta entre os conservadores para as eleições gerais do próximo ano
A apuração das eleições locais no Reino Unido mostrou que o Partido Conservador, do primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma grande derrota nas urnas. A contagem dos votos representou para os conservadores uma perda de 1.061 cadeiras e o controle de 48 conselhos regionais, enquanto o Partido Trabalhista – principal partido de oposição – ganhou 536 cadeiras e o controle de 22 conselhos, na primeira vez que isso acontece nos últimos dez anos.
O primeiro-ministro Rishi Sunak admitiu que os resultados foram “desapontadores”, enquanto outros representantes do Partido Conservador alertaram que o partido precisa estar preparado para uma possível derrota nas próximas eleições gerais, em 2024.
No Reino Unido, os conselhos locais exercem uma importância substancial na vida dos cidadãos comuns, pois são eles que cuidam de serviços como transporte, moradia, educação, assistência social, coleta de lixo e bibliotecas. Além do que os conselhos administram orçamentos de bilhões de libras e exercem grande influência entre os eleitores.
Teste decisivo
Esta votação é vista como um teste decisivo para os conservadores, que estão no poder desde 2010. Analistas políticos avaliam que os resultados mostram que os trabalhistas estão a caminho de uma possível vitória nas eleições gerais do próximo ano.
“Ainda é cedo, mas é um conjunto de resultados muito forte… e mostra que estamos no caminho de um governo trabalhista de maioria nas próximas eleições gerais”, afirmou Shabana Mahmood, coordenadora nacional da campanha trabalhista. Ela acredita que o bom resultado se deve ao fato de que o seu partido estaria se concentrando na “questão número um que os eleitores enfrentam: a crise do custo de vida”, disse Mahmood.
Greg Hands, presidente dos conservadores, definiu os resultados como decepcionantes. A projeção mais pessimista dentro do partido já mostrava que os conservadores poderiam perder até 1.000 assentos em 230 dos 317 conselhos locais que estão realizando eleições, o que acabou se confirmando.
Apesar de ter perdido o controle de vários conselhos, o primeiro-ministro Rishi Sunak destacou que o partido conservador está progredindo em campos de batalha eleitorais importantes. Sunak também minimizou o resultado favorável obtido pelo principal partido de oposição. “Não estou detectando nenhuma onda massiva de movimento em direção ao Partido Trabalhista ou entusiasmo por sua agenda”, finalizou.