TECNOLOGIA

O futuro da música está na Inteligência Artificial, diz DJ David Guetta

Produtor francês faz teste com música de rapper Eminem e gera polêmica nas redes 

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 13 de fevereiro de 2023 - 21:55

David Guetta, um dos Djs mais famosos, poderosos e milionários do mundo, vencedor de 2 Grammy Awards e eleito 3 vezes o melhor DJ do mundo pela revista britânica DJ Mag, a mais importante do segmento, acredita que o futuro da música está na Inteligência Artificial (IA). Guetta chegou a essa conclusão depois de usar a tecnologia para adicionar um vocal parecido com EMINEM a um trabalho recente. Neste teste, que não vai ser lançado, o produtor francês utilizou dois sites de IA para elaborar um rap para um possível show ao vivo.

Numa entrevista para a BBC, durante o prêmio da música inglesa Brit Awards, ele disse: “Tenho certeza de que o futuro da música está na IA. Mas como uma ferramenta. Nada vai substituir o bom gosto do artista. Nada. O que define um artista é o tipo de emoção que deseja expressar e ele vai usar todos os instrumentos modernos para fazer isso”.

Guetta: nada vai substituir o bom gosto do artista. (Foto: Brit Awards)

Celebridade francesa, que já trabalhou com ícones da música como Madonna, Black Eyed Peas, Justin Bieber, Snoop Dogg e Rihanna, Guetta completou: “Provavelmente não haveria rock ‘n’ roll se não houvesse guitarra elétrica. Não haveria acid house sem o Roland TB-303 [sintetizador de baixo] ou bateria eletrônica Roland TR-909. Não haveria hip-hop sem sampler.

Depois de postar o vídeo, Guetta disse que criou o teste no estilo Eminem “como uma brincadeira” e que ficou até surpreso com o resultado. “Muitas pessoas reagiram. Algumas pessoas gostaram, outras ficaram bravas comigo. Na verdade, eu só queria abrir a discussão e conscientizar. Não vou lançar nada”, comentou. O  rapper, compositor, produtor musical e ator americano Eminem não se manifestou sobre o assunto até agora.

Veja o vídeo com o resultado do teste de IA feito pelo David Guetta:

As fotos que ilustram essa reportagem são uma cortesia BRIT Awards.  

Leia também:
Cientistas a um passo de decifrar o mistério das impressões digitais
Em partida com oito gols, Real Madrid é campeão do mundo

+ DESTAQUES