Empresa calcula que 100 milhões de pessoas usam senhas de outros
A Netflix incluiu mais quatro países na lista daqueles onde vem tentando combater o compartilhamento de senhas entre assinantes do serviço. Agora, os controles mais rigorosos vão vigorar também para o Canadá, Portugal, Espanha e Nova Zelândia.
O alerta sobre o uso indevido de senhas surgiu a partir do grande número de compartilhamentos observado na América Latina, incluindo o Brasil. Estimativas da empresa indicam que mais de 100 milhões de pessoas, em todo o mundo, utilizam a senha de outros para ver os programas sem pagar. Os clientes nesses países estão sendo solicitados a pagar uma taxa extra para amigos e familiares que não moram com eles para compartilharem sua assinatura.
O impacto nas receitas das contas compartilhadas está afetando a capacidade da Netflix de investir em novos conteúdos de programação, disse a empresa. “No ano passado, exploramos diferentes abordagens para esse problema na América Latina e agora estamos prontos para lançá-las de forma mais ampla nos próximos meses, começando hoje no Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha, ” disse a companhia em um comunicado oficial.
Até agora, era fácil para os assinantes compartilhar seu login e senha com amigos fora de casa. Em 2017, a Netflix até parecia estar sancionando a prática quando twittou: “Love is sharing a password”. Mas a crescente concorrência no mercado de streaming e os clientes reduzindo as assinaturas devido ao aumento do custo de vida levaram a Netflix a se concentrar em aumentar suas receitas.
A empresa disse que a permissão para compartilhamento de senha entre pessoas da mesma família “criou confusão” sobre quando e como podem utilizar. Os membros no Canadá, Nova Zelândia, Espanha e Portugal agora serão solicitados a configurar um “local principal” para sua conta e gerenciar quem tem acesso a ela. Os membros ainda poderão assistir à Netflix quando viajarem, tanto em dispositivos pessoais quanto em outros lugares, por exemplo, em um hotel.
No primeiro semestre de 2022, a Netflix viu seu número de assinantes cair drasticamente. Cortou centenas de empregos e aumentou os preços para cobrir os custos crescentes. Mas a empresa viu um aumento maior do que o esperado no número de usuários nos últimos três meses de 2022. Em novembro, introduziu uma opção mais barata com suporte de anúncios em 12 países, incluindo a maior parte da Europa, Reino Unido e Estados Unidos.
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