Campeonato internacional de surfe para cães vira sucesso em vários países
Eles seguem seus donos em passeios, viajam de avião, de carro e estão sempre presentes nas diversas horas do dia. Agora, os cães estão se mostrando cada vez melhores pegando ondas nas praias de vários países. A mais recente prova do World Dog Surfing Championship acaba de ser realizada na Califórnia.
O campeonato é atualmente patrocinado pela TasteTV que, além de divulgar o evento em suas plataformas, é também responsável pela premiação. Os prêmios são dados para os três primeiros colocados em diversas categorias. Além da diferenciação de cachorros de pequeno e grande porte, alguns desafios contam apenas com o cachorro ou com a participação de seu tutor.
Além de estimular o esporte e a interação entre cães e seus donos, o campeonato tem uma causa social. O valor arrecado pelo Campeonato é doado para instituições ambientais e do surfe, como para organizações sem fins lucrativos para os animais. Uma das organizações é a “Rocket Dog Rescue” da cidade de Oakland, na Califónia, que salva cães de abuso e negligência, entregando-os para adoção de famílias capacitadas.
A primeira competição de surfe para cachorros aconteceu em San Diego, Califórnia, em 2006. O sucesso do campeonato, chamado de “World Dog Surfing Championship”, foi tão grande que acabou se expandindo por toda a costa da Califórnia, além de outros países como Austrália e Reino Unido.
De acordo com Kevin Reed, autor do livro “The Dog’s Guide to Surfing”, muitas raças de cães gostam de água, ainda mais quando a atividade inclui a companhia do seu tutor. Donos de cães que surfam contam que os animais que desenvolveram a habilidade tiveram algumas mudanças de positiva de comportamento. Entre outras, deixaram de ser agressivos.