NEGÓCIOS
Musk demite faxineiros do Twitter sem pagar indenizações

Musk demite faxineiros do Twitter sem pagar direitos

Executivo disse aos funcionários demitidos que seus empregos seriam substituídos por robôs

Por: Mario Augusto
Da redação | 9 de dezembro de 2022 - 18:58
Musk demite faxineiros do Twitter sem pagar indenizações

Definitivamente o bilionário Elon Musk é o rei das polêmicas. Depois de demitir milhares de funcionários, cortar o lanche dos colaboradores e transformar a sede da empresa, na cidade de São Francisco, na Califórnia, em dormitórios para forçar os empregados trabalhar mais, Musk demitiu todos os faxineiros do Twitter.

Autoridades de São Francisco abriram uma investigação para responsabilizar Musk pelo desvio de finalidade de uso do prédio comercial para fins residenciais.

Musk tem o direito de demitir quem ele quiser, afinal isso faz parte do direito do empresário. Mas os funcionários da limpeza que trabalhavam na sede do Twitter denunciam que foram demitidos sem pagamento de direitos previstos no acordo com a empresa.

Musk demite faxineiros do Twitter sem pagar indenizações

Faxineiros do Twitter demitidos às vésperas do natal. (James Clayton BBC/Twitter)

De acordo com a BBC News um dos ex-colaboradores do Twitter disse que um executivo da rede social disse que as pessoas da equipe de limpeza seriam substituídas por robôs.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

David Chiu, procurador da cidade de São Francisco, disse que está investigando a conduta do Twitter. “Elon Musk tem uma longa história de desrespeito às leis trabalhistas”, declarou o procurador.

“Embora eu não esteja surpreso que isso tenha acontecido, sinto por esses trabalhadores. Estaremos investigando isso mais a fundo”, concluiu Chiu.

Natal sem cor

A maioria dos trabalhadores prestava serviços ao Twitter há mais de 3 anos. Agora, às vésperas do natal, os faxineiros estão preocupados por não terem dinheiro suficiente para alimentar suas famílias.

“É uma coisa triste e frustrante para nossas famílias e filhos”, disse uma das empregadas demitidas.

“Só posso dizer, não tenho dinheiro para pagar o aluguel”, diz outro ex-funcionário do Twitter. “Não vou ter seguro médico. Não sei o que vou fazer.”

Adrianna Villarreal, que trabalhava no Twitter desde 2018, não sabe o que fazer em relação aos filhos pequenos que aguardavam por uma ceia e presentes de natal. “Devemos ter presentes de Natal para nossos filhos”, disse ela, “um prato de comida em nossa mesa e durante a noite não temos nada”.

O senador do estado da Califórnia, Scott Wiener, declarou que os faxineiros foram tratados como lixo. “A curto prazo, gostaria de ver Elon Musk tratar seus zeladores como seres humanos” e fazê-los voltar a trabalhar – não apenas jogá-los fora antes do Natal”, disse Wiener.

Musk demite faxineiros do Twitter sem pagar indenizações

+ DESTAQUES