A competição será disputada a cada quatro anos e contará com 32 equipes
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou nesta terça-feira, o novo formato do Mundial de Clubes para a edição de 2025. A entidade informou que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida no Mundial de Clubes. Assim, Palmeiras, vencedor em 2021, e Flamengo, que levou o último o título em 2022, estão garantidos no torneio. A Conmebol terá direito a seis vagas, e quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que garante automaticamente os dois clubes brasileiros.
A competição será disputada a cada quatro anos e com 32 equipes. Muito similar ao modelo da Copa do Mundo atualmente. Além de Palmeiras e Flamengo, atuais campeões do continente a eles se somarão os vencedores de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações, que vão ainda definir seus representantes. O ranking, neste caso de preenchimento de vagas, vai levar em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. O desempenho antes disso não contará em nada.
No caso dos clubes europeus, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — portanto Chelsea e Real Madrid, vencedores das últimas edições estão garantidos. As outras oito vagas serão decididas por ranking continental — e não pode haver mais de dois times por país. A não ser que clubes da mesma nação vençam a Champions League. Por exemplo: Barcelona vença em 2023, Real Madrid em 24 e outro time espanhol no ano seguinte, neste caso o torneio contará com três espanhóis.
O Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade a distribuição de vagas para o novo Mundial de Clubes, que será disputado em junho de 2025. Veja como ficou:
Leia também: