CIÊNCIA

A Aurora Boreal no Reino Unido numa exibição espetacular. Veja as fotos: 

Fenômeno ocorreu graças a uma tempestade geomagnética e à faixa de céu sem nuvens

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 27 de fevereiro de 2023 - 16:25

Os britânicos foram premiados com um grande espetáculo, na noite passada. As luzes da Aurora Boreal apareceram nos céus do Reino Unido, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (Met Office UK). Nas suas redes sociais, o órgão mostrou uma série de fotos tiradas pela população em North Uist, na Escócia, North Wales, Cambridgeshire e Shropshire.

As luzes incríveis também puderam ser vistas pelos passageiros que estavam viajando de avião. Um fotógrafo de Essex, Paul Botten, 50, conseguiu mostrar as cores vibrantes em seu iPhone a 9.100 metros de altitude, em seu voo que saiu atrasado da Noruega. “O comandante foi muito bacana. Ele apagou as luzes e as pessoas acabaram tirando fotos durante próximos 15 minutos em seus telefones. Muitos passageiros perderam as conexões, mas o show valeu a pena. Foi algo inesquecível”, disse.

Aurora Boreal encanta os britânicos que vivem na região norte do país. (Foto: Met Office Uk)

O Royal Museum Greenwich explica em seu site que as luzes são causadas por tempestades solares na superfície do Sol, produzindo nuvens de partículas eletricamente carregadas que podem viajar milhões de quilômetros e colidir com a Terra.

A maioria das partículas é desviada, mas algumas são capturadas no campo magnético da Terra e aceleram em direção aos pólos norte e sul, colidindo com átomos e moléculas na atmosfera do nosso planeta, de acordo com o observatório.
As luzes são o produto dessa colisão entre átomos e moléculas da atmosfera da Terra e partículas do Sol.

Em novembro do ano passado, intensos feixes de luz foram testemunhadas em toda a Escócia, mas um porta-voz do Met Office disse que é muito raro ver a Aurora Boreal mais ao sul do Reino Unido. Segundo o serviço, essa exibição recente que encantou a todos foi possibilitada pela força de uma forte tempestade geomagnética e à faixa de céu sem nuvens. Para poder visualizar esse fenômeno da natureza, recomenda-se procurar um área remota, com poluição luminosa mínima e uma visão clara do horizonte norte para ter mais chances de vê-los.

As melhores regiões do mundo para assistir o espetáculo da Aurora Boreal ficam entre a latitude de 66 à 69 graus ao Norte. Ali ficam as áreas mais perto do Polo Norte, que inclui o Alasca, Canadá, Groenlândia, o norte da Escandinávia e da Rússia.

Galeria de imagens:

+ DESTAQUES